Como fazer live com várias pessoas no Youtube?

Tenho visto lives horríveis desde que o hangout foi defenestrado. Quem tem sofrido muito com isso é o canal Arduino Brasil, que constantemente faz lives (e das quais participo por diversas vezes, além de ser moderador). Aproveitando que citei de cara o canal Arduino Brasil, vou aproveitar e pedir encarecidamente sua subscrição no canal DobitAoByteBrasil no Youtube. Confesso que a qualidade não é um espetáculo, mas o conteúdo do nosso canal tem “sustância”.  Vejamos como fazer live com várias pessoas.

Como fazer live com várias pessoas no Youtube?

Acompanho o canal do Bernardo Küster (aposto que servirá como repelente a intolerantes) e resolvi pesquisar a respeito quando em sua live vi uma lindíssima tela com o nome dos participantes e uma divisão de tela toda simétrica. Não foi muito fácil encontrar a solução, mas enfim cheguei à estrela desse artigo; o StreamYard, que é gratuito para até 6 pessoas e 20 horas/mês de vídeo.

Recursos do StreamYard

Pode-se conectar várias contas diferentes, tudo pelo browser, não apenas o Youtube. O chat pode exibir as mensagens durante a streaming (o que não é uma boa opção quando se tem haters à volta). Também é possível gravar o vídeo apenas; baixá-lo, editá-lo e a posteriori, publicá-lo. Entre os recursos está a divisão de tela com vários usuários (como já citado), compartilhamento da tela do desktop ou de uma janela específica de aplicativo, janela de aplicativo e webcam. Um espetáculo!

Como fazer screencast?

Já há bastante tempo escrevi um artigo mostrando como fazer um bom screencast, mas tem uma outra ferramenta muito legal para exibir o que está sendo digitado no teclado (necessário para vídeos que incluam atalhos de teclado) que é o screenkey, que pode facilmente ser instalado no linux com o gerenciador de pacotes – no caso de sistemas “Debian like” – apt.

sudo apt-get install screenkey

Peguei uma imagem no google imagens por preguiça:

Como fazer live com várias pessoas

Devo escrever mais a respeito em breve, só acompanhar essas dicas curtas dos artigos simplistas que estou escrevendo.

Até a próxima!

 

Revisão: Ricardo Amaral de Andrade

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.