Como descobrir o nome de uma fonte TTF?

Para quem trabalha com artes gráficas e CNC router e laser, diversas vezes se depara com a necessidade de descobrir o nome de uma fonte em uma imagem passada pelo cliente. Bem, tem alguns sites que auxiliam na descoberta do nome e vou relacioná-los aqui para facilitar as coisas (inclusive para mim) nesse breve artigo.

Vale citar que existem muitas fontes parecidas e uma relação delas pode ser exibida para seleção, mas também em muitos casos uma fonte aproximada já é o suficiente para o serviço.

What The Font

Basta fazer o upload de uma imagem jpg ou png contendo a fonte desejada.

Identifont

Esse site permite filtrar por características. Não é meu preferido.

What Font Is

Nem testei. Precisa fazer login, mas em caso de desespero, é uma opção a mais.

Fount

Se a fonte estiver em um site, tem várias maneiras de identificar. Uma delas é usando esse site.

Descobrir o nome de uma fonte pelo celular

Olha que bacana; O What The Font tem um app pro celular também, que você pode baixar na Google Store. Em minha opinião, esse é o melhor site (ou app) para descobrir o nome de uma fonte e realmente tem ajudado muita gente a resolver essa questão, pelo que tenho visto no grupo de clientes da ECNC (se pretende comprar uma CNC, veja aqui uma indicação, e dirija-se ao site da ECNC para ver sua linha de produtos).

Em breve pretendo mostrar outras ferramentas úteis para quem trabalha com CNC laser, mas aí em cima no menu você encontra uma categoria exclusiva para CNC, com algumas coisas que já escrevi a respeito.

Aproveito para convidá-lo a inscrever-se em nosso canal DobitAoByteBrasil no Youtube, onde estão dispostos vídeos de provas de conceito, tutoriais e um curso gratuito de Raspberry que outrora o vendia na Udemy. Quase sempre faço provas de conceito antes de escrever artigos e você pode sempre acompanhar as prévias e tendências de artigos em nosso perfil no Instagram.

Bom, o artigo é só isso mesmo, uma referência para descobrir o nome de fontes, mas o valor está na dica.

Até a próxima!

 

Revisão: Ricardo Amaral de Andrade

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.