Raspberry

Como configurar headset bluetooth no Raspberry

Tenho esse headset da imagem de destaque, que uso normalmente no notebook. Sua configuração pelo gerenciador de janelas é tranquila, mas para configurá-lo no Raspberry, fiquei com preguiça de levantar da cadeira, então fiz por SSH. Daí pensei: “É simples, mas acredito que muitas pessoas não saibam ainda como fazê-lo. Dá um artigo”. Vejamos como configurar headset bluetooth no Raspberry com algumas linhas de comando simples.

1 – Coloque o headset em modo de pareamento

Esse que eu tenho é bem simples de configurar. Segura para ligar, então uma voz diz: “power on”. Se não tirar o dedo do botão de ligar, 10 segundos depois a voz diz: “pairing”.

2 – Faça login no Raspberry

Se estiver utilizando um Raspberry sem interface gráfica (muito comum quando se precisa economizar recursos), faça login no console – ou – se estiver utilizando conexão remota por ssh, estabeleça uma conexão. Meu Raspberry é meu servidor DNS, para conectar a ele eu uso o nome, mas basta substituir pelo IP:

3 –  Conecte ao agente bluetooth

Digite seguidamente essa série de comandos no terminal:

headset bluetooth no Raspberry

Aparecerá uma lista de dispositivos. No meu caso, Freedom 2 é o headset. Copie o endereço que precede o nome, então digite mais dois comandos.

Substitua pelo endereço do seu dispositivo, claro. Aguarde que o headset confirme a conexão ou que o agente bluetooth o faça, mostrando a saída no terminal. Se parear, agora basta conectar:

Aguarde que apareça a mensagem de conexão sucedida. Pronto, feita a configuração do headset bluetooth no Raspberry!

Para configurar a saída padrão de áudio também por linha de comando, digite:

No exemplo, o amixer troca o dispositivo de id 3 para o modo 1, que é a saída análoga. Por padrão a saída é HDMI, bastaria trocar o modo para 2. Para deixar seleção automática, troque para 0.

E para desconectar…

Se quiser desconectar o dispositivo do RPi, basta acessar o agente e digitar:

Se não fizer isso, a reconexão será automática quando religar o headset.

Se ainda não tem e precisa comprar Raspberry para essa brincadeira, não se esqueça do parceiro CurtoCircuito!

É isso, até a próxima!