Como baixar a temperatura do Raspberry Pi 4

O aquecimento do Raspberry Pi 4 é conhecido por todos,  mas nada que não possa ser controlado por dissipadores. Tem até alguns cases próprios e, como citei em outro artigo, faz parte da evolução. O poder de processamento tem custo, o que me faz lembrar do primeiro processador de 1GHz, o Thunderbird, da AMD. Ele fazia o usuário suar enquanto usava o word pra redigir um texto. Quem o tinha, mantinha a lateral do computador aberta. Mas claro que é uma outra arquitetura, só estou fazendo um comparativo do x86 com x86. Mas nesse artigo veremos uma dica rápida para baixar a temperatura do Raspberry Pi 4 um pouquinho.

Para quem não viu, escrevi um artigo de review dessa placa, disponível nesse link.

Novo firmware para USB 3.0 do Raspberry Pi 4

Há um bug no firmware original da USB 3.0 e isso gera um consumo extra de recursos. Esse consumo extra gera um aquecimento extra também, esquentando a placa como um todo. A atualização do firmware ajudará a reduzir alguns poucos graus, mas cada grau conta em uma arquitetura ARM, certo?

Dissipador para Raspberry Pi 4

Já temos diversos conjuntos disponíveis para Raspberry Pi 4. Um cooler e alguns dissipadores sobre os componentes conterá o avanço da temperatura. A MASUGUX tem o Raspberry Pi 4, já com o kit de dissipação. É fundamental utilizar, uma vez que o Raspberry deve operar abaixo dos 50 graus e nada melhor do que já ter tudo em uma só compra.

Comparativo de temperatura – antes e depois

Essa dica é baseada na notícia do Hackster.io. Se gosta de leitura em inglês, o link é esse.

Pegando a temperatura do processador com o comando vcgencmd será possível notar alguma diferença, mas devemos pensar no todo, porque outros 2 componentes esquentam um bocado. No hotmap abaixo temos a situação original:

raspberry pi 4 - hotmap antes da atualização de firmware

E após o update, a situação deve ficar desse jeito:

raspberry pi 4 - hotmap após atualização de firmware

Daí consideramos o dissipador e voi-lá, a temperatura fica em um nível ótimo!

Peguei a temperatura do Raspberry Pi 4 já dissipado, aqui ficava entre 41 e 43 graus, dependendo do uso. No momento desse artigo ela estava em stand by e o processador retornava esse valor:

raspberry pi 4 - vcgencmd antes da atualização de firmware

Após o update a temperatura ficou um pouco melhor, ou seja, o bug da USB afetava todo o conjunto mesmo:

raspberry pi 4 - vcgencmd após atualização de firmware

Nada mal, eu diria. Tenho um Raspberry Pi 1 como servidor DNS na minha rede doméstica e a temperatura dele é bastante alta, considerando o hardware modesto:

vcgencmd no RPi 1

Lembre-se que não apenas o processador é afetado, outros componentes também tiveram uma redução na temperatura, só não são mensuráveis pela ausência de um sensor de temperatura built-in.

Como atualizar o firmware da USB do Raspberry Pi 4

Para chegar nesse resultado, o processo é bastante simples, mas como diz a âncora do software livre: “faça por sua conta e risco”. Não encontrei ninguém chorando por falha no processo, fiz sem o menor receio, mas não fui em quem desenvolveu o firmware ou o processo sistêmico de atualização, por isso me eximo de responsabilidade.

sudo su
apt-get update
apt-get upgrade
apt-get install rpi-eeprom rpi-eeprom-images
reboot

Apenas instalando os pacotes o processo já será feito pelo script de pós-instalação contido no pacote, portanto bastará reiniciar o Raspberry. Já será possível notar alguma diferença após o reboot, mas a temperatura padrão só será notada depois de um bom tempo, quando estabilizar a dissipação de calor.

Para confirmar a atualização do firmware, use o comando:

sudo rpi-eeprom-update

A versão atual termina com 000137ab:

raspberry pi 4 - eeprom

E é isso, simples e rápido!

Onde comprar Raspberry Pi 4?

Essa beleza que estou usando é a de 4GB, disponível na MASUGUX. Já vem com o conjunto de dissipação.