fbpx
1 de julho de 2022

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Como aprender a programar em Python

Debug com Raspberry Pi | Como aprender a programar em Python

Aprender a programar é bom e agradável em quase qualquer linguagem, mas Python tem diferenciais, principalmente para quem está iniciando em programação. Primeiro, Python é orientado a objetos e “tudo” em Python é um objeto. Isso abstrai muita coisa, facilitando ainda mais para quem está aprendendo. Vou dar dicas importantes nesse artigo, caso esteja procurando como aprender a programar em Python.

Requisitos para programar em Python

Não vamos nos ater a conhecimentos prévios, mas lógica de programação ajuda a não escrever bobagem descartável. É fato.

Raspberry Pi Pico

Se já tem um computador mas não quer instalar nada nele (por causa de espaço, permissões ou risco de apagar o HD/SSD), pode optar por uma Raspberry Pi Pico. O custo dela é realmente baixíssimo e com isso você terá um ambiente que lhe permitirá programar em Python tanto com recursos que podem ser usados em desktop quanto em embarcados como a RPi pico ou ESP8266/ESP32. Nesse link você vai direto pra RoboCore, já vá pegando a sua.

Fiz até gerenciador de arquivos e seletor de boot para escolher qual programa iniciar com ela. Acredite, é diversão garantida.

Já escrevi uma série de artigos com ela, tanto em Python como em C, e mostrei como utilizar GPIO, ADC etc. Dê uma conferida.

Raspberry Pi 400

Como aprender a programar em Python com uma Raspberry Pi 400? – Do mesmo jeito que com um computador convencional.

Se não tem computador ainda e pretende começar no mundo dos embarcados, aí minha sugestão é, sem dúvidas, uma Raspberry Pi 400. Primeiro pelo fato de que ela é da arquitetura ARM, o que já lhe coloca em um mundo além da tradicional arquitetura x86. Bastará ligá-la à sua TV para programar, não será necessário sequer um monitor, assim o custo fica bem baixinho. Uma Raspberry Pi 400 lhe propiciará outros conhecimentos. O sistema oficial para ela é o Linux, mais especificamente o Raspberry Pi OS. Já escrevi uma série de artigos usando ela também, como pode ser visto aqui.

Uma boa apresentação da Raspberry Pi 400 está nesse vídeo, do nosso canal no Youtube (aproveite para se inscrever).

Aqui tem uma playlist para provocar sua vontade.

Onde encontrar a Raspberry Pi 400

Para adquirir a sua, recomendo a aquisição na Saravati, que possui inclusive loja física em São Paulo. O link para a Raspberry é esse.

O teclado é mapa em inglês e para usar o cedilha basta configurar como o teclado brasileiro ABNT. Inclusive recomendo a compra com mapa em inglês, justamente porque o teclado é mais padronizado e bem jeitoso para programar.

Com esse computador você aprenderá Linux e as linguagens de programação que desejar. Se tiver dúvidas quanto a qualquer procedimento, aqui no blog tem algumas centenas de artigos relacionado ao Raspberry Pi, nesse menu.

No canal DobitaobyteBrasil no Youtube tem um curso grátis de Raspberry que fiz para a Udemy, mas depois resolvi disponibilizar publicamente. Além disso, ainda tem um monte de vídeos de Raspberry no canal, então se inscreve lá que a diversão é garantida!

Tutorial de Python

Ter o meio não é tudo; como aprender a programar em Python agora? – Essa é fácil. Lá no topo da página tem um menu, no qual se encontra Raspberry e ESP32/ESP8266. Já escrevi muito sobre MicroPython também para essas plataformas e você encontrará tudo o que precisa para iniciar sem medo, do básico até interação com periféricos. Tem até um driver para BMP180 que escrevi em 2014 para o Raspberry Pi (mas não é uma leitura recomendada para quem está iniciando, pois pode assustar um pouco).

Continuarei escrevendo artigos sobre Python, usando a Raspberry Pi 400. Se quiser sugerir temas, comente em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube.