Geral

Como apagar todos os emails do Gmail?

O espaço do Gmail dá a impressão de ser inesgotável, mas enfim, aconteceu. Daí me deparei com um problema; como apagar todos os emails do Gmail sem ter que selecionar manualmente de 100 em 100?

Primeira coisa que não quero é conectar um aplicativo à minha conta. Apagar quase 120.000 emails de 100 em 100 me obrigaria a comprar outro mouse, que se desgastaria enquanto me geraria uma tendinite no dedo. Então, resolvi utilizar uma ferramenta da qual já escrevi a respeito; o xdotool.

Instalar o xdotool para automatizar cliques

Ainda não é algo exatamente rápido, mas é melhor que fazer o processo manualmente. A ferramenta está disponível no repositório de pacotes das distribuições baseadas em Debian. Ubuntu é uma delas. O código está disponível no Github, através desse link.

Instale o programa primeiramente:

Automatizar cliques para apagar todos os emails do Gmail

Para automatizar os cliques é simples, mas essa não é a única tarefa dessa ferramenta. Executando-a com a flag -h ver-se-á suas opções:

apagar todos os emails do Gmail com xdotool

Para utilizá-lo, devemos abrir um emulador de terminal qualquer (kterm, gterm, xterm, konsole etc). Daí, após sua instalação, posicionamos o mouse onde desejamos fazer o clique e no terminal digitamos:

O comando retornará x, y e o ID da janela.

getlocation para apagar todos os emails do Gmail

No caso do Gmail, foi necessário marcar todos os emails e posteriormente clicar na lixeira. Por essa razão, dois movimentos foram necessários. Eu os fiz em um loop:

Coloquei um delay entre a segunda execução e o retorno para a primeira, para dar tempo de fazer o reload da caixa de entrada com segurança. Depois disso, foi só largar o computador trabalhando enquanto eu assistia uma série com minha filha, no sossego. No vídeo de exemplo fiz um loop com 5 passos, apenas para mostrar. Com o comando acima, voc6e terá 3 segundos para interromper com Ctrl+C quando acabar de apagar todos os emails do Gmail. Ou, mude a range para 1000, por exemplo.

Até a próxima!