Boxes.py – Gerador de caixas para corte laser

No artigo anterior relacionado a vetores grátis para corte laser, dispus diversos links de sites para download. Ao final do artigo citei dois geradores online importantes para criar rapidamente caixas com dobradiça, caixas com tampa, caixas com patterns e muito mais. Nesse artigo apresento um gerador de caixas para corte laser desenvolvido em Python, chamado Boxes.py, que roda em Windows e Linux e funciona como um plugin para inkscape.

Boxes.py

O projeto se chama boxes.py. Se não tiver interesse em ter o programa em seu computador, há um site que tem a versão online para gerar gratuitamente também. Se tem interesse em instalar o programa, siga com a leitura.

Modelos complexos para corte laser

O Boxes.py faz praticamente mágica. Fazer esses trabalhos manualmente leva um tempo considerável e a maioria das pessoas que trabalham com CNC laser não sabem criar projetos, infelizmente. Mas esse programa é útil para todos, porque invés de dedicar tempo a criar a estrutura de uma caixa, podemos nos dedicar às artes envolvidas na decoração do projeto. Alguns dos modelos que podem ser criados:

boxes.py - exemplos

Como instalar o Boxes.py no Inkscape e servidor local

O Inkscape é um programa fantástico para vetorização. Já mostrei nesse outro artigo como converter imagens para dxf usando o Potrace. Se prefere fazê-lo graficamente, no Inkscape é muito simples e pode-se exportar diretamente para .svg ou .dxf. Também mostrei como criar engrenagens com ele nesse outro artigo. Realmente é um programa que vale a pena para quem usa Windows ou Linux. De qualquer modo, minha ferramenta preferida é o QCAD, do qual já escrevi um bocado a respeito e até tem uma playlist dedicada em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube (aproveite para se inscrever, please).

Para instalar o Boxes.py, primeiramente devemos clonar o repositório do github ou baixar o arquivo .zip; fica a seu critério. Farei a instalação no Linux primeiramente.

Dependências

É necessário ter o pacote affine instalado, correspondente à sua versão de Python. Se quiser instalar para a versão corrente do sistema, use o comando:

python --version

A versão da série 2 foi descontinuada, mas ainda é o padrão em muitos sistemas. Se quiser partir direto para a versão 3, verifique se a têm instalada em seu sistema:

python3 --version

As respectivas saídas devem ser similares a isso:

boxes.py - python version

Fiz a instalação para a versão 3 do Python. No Ubuntu, usa-se o comando:

sudo apt-get install python3-affine

Outra dependência é o pacote markdown. Do mesmo modo:

sudo apt-get install python3-markdown

Para o plugin do inkscape, é fundamental a instalação do LXML.

sudo apt-get install python3-xlml

Para construir um pacote (opcional, caso esteja focado no plugin para inkscape), deve-se instalar também o setuptools:

sudo apt-get install python3-setuptools

Formatos que não são suportados pela lib Cairo como DXF, PLT e gcode podem ser adicionalmente incluídos com a instalação do ps2edit.

sudo apt-get install pstoedit

Para gerar documentação, deve-se ter também o pacote sphinx:

sudo apt-get install python3-sphinx

Download do Boxes.py

Eu optei por clonar o repositório. No caso:

git clone https://github.com/DjamesSuhanko/boxes.git

Setup do boxes.py

Agora é hora de iniciar o processo, que será bastante simples. Entre no diretório criado com a clonagem do repositório ou com a descompressão do arquivo zip e execute:

cd boxes
sudo python3 setup.py build
sudo python3 setup.py install

Os respectivos recursos para o Inkscape serão instalados em /usr/share/inkscape/extensions. O binário estará no path do sistema:

boxes.py - localização

O comando boxesserver iniciará um serviço para ser acessado pelo browser na porta 8000. Ao executá-lo, uma mensagem informativa deverá aparecer no shell:

boxes.py - running server

A página inicial no browser pode ser acessada digitando a URL 127.0.0.1:8000:

boxes.py - boxesserver

Que magnífico, hum? Mas ainda falta mostrar seu uso no inkscape. Abra o inkscape e encontre o menu dos recursos em extensions:

boxes.py - inkscape

Se pretende incrementar a arte, a melhor opção é gerar a caixa diretamente no Inkscape mesmo. De outro modo, utilize o server e pronto!

Como instalar o Boxes.py no Windows

Dá pra instalar nativo também, mas realmente não vou fazer esse processo porque não gosto de Windows. Então, invés de instalar nativamente, vamos ver como instalar o subsistema Linux no Windows 10.

Linux Subsystem For Windows

Primeiramente, abra o PowerShell no Windows e execute:

dism.exe /online /enable-feature /featurename:Microsoft-Windows-Subsystem-Linux /all /norestart

Isso instalará a versão 1 do subsistema Linux. Para a versão 2, reinicie o computador, tenha certeza que o build da versão é a 19041 ou superior e digite o comando:

dism.exe /online /enable-feature /featurename:Microsoft-Windows-Subsystem-Linux /all /norestart

Agora atualize a versão padrão:

wsl --set-default-version 2

Demorará um bocado para atualizar.

Instalar uma distribuição Linux

Vá à Microsoft Store e escolha sua distribuição. Obviamente prefiro utilizar Ubuntu, já que o tenho nativo em meu notebook. Após baixar, uma janela shell será aberta e levará um tempo até que as coisas se configurem. Em seguida deverá ser criado um usuário para a nova distribuição Linux.

A unidade de instalação deve ser mandatoriamente a C:. Mais informações a respeito podem ser encontradas na documentação da Microsoft.

O Linux Subsystem estará disponível através de um ícone do menu do Windows. Abrir-se-á um shell e nele você poderá fazer o setup descrito desde o início do artigo, como se estivesse em um sistema Linux nativo. Só alegria!

Qual CNC laser comprar?

Se está pensando em entrar na área, agora você tem mais um motivo com essas ferramentas de apoio citadas nesse artigo. Mas não caia em enrascada, opte pela melhor CNC laser nacional, da ECNC, como já mostrado nesse artigo. Vamos valorizar o mercado nacional e empurrar nossa economia para cima. Acredite em você e conte com a ECNC, que tem um suporte pós-venda magnífico, do qual desfruto diariamente no grupo de clientes no Whatsapp.

 

Revisão: Ricardo Amaral de Andrade

 

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.