Manual

do

Maker

.

com

Stone HMI - Adeus, Nextion!

Stone HMI - Adeus, Nextion!

Pense em um display HMI fantástico! Os displays HMI da Stone vão além do que se pode pensar. É o caso do STWI080WT com resolução de 800x600. Mas não pára na resolução; esse display é um computador completo, não apenas uma MCU fazendo interface com um display!

Stone STW1070WT-01

A Stone tem uma série de displays para todos os gostos. É um prazer poder experimentar algo "novo", que vai além do que estamos habituados, em um mercado inundado por displays Nextion. Não que seja ruim, mas o Nextion deixa a desejar.

O display inteligente da Stone, assim como outros HMIs, faz interface via UART. Trabalha com o formato de mensagem Json, que é um padrão conceituado. O software de desenho de interface é bastante intuitivo e leve, bastando criar seu projeto e então fazer "download" (assim foi chamado, apesar de não haver nenhum "download" de fato). Após, seu projeto será salvo em um diretório de sua escolha, bastando copiá-lo para o display através do cabo USB-USB que acompanha o display. Nesse caso, aparecerá uma nova unidade de disco ao conectar o cabo, bastando copiar o conteúdo de seu projeto para a pasta chamada default. Feita a cópia, reinicie o display. Simples assim!

Garantia

A Stone dá 3 anos de garantia no display. Um produto de uma empresa Chinesa de renome, dando garantia de substituição em qualquer problema técnico ou de qualidade. Isso sim é garantir o produto!

O suporte funciona 24x7, com equipe qualificada para atendê-lo a qualquer momento. Certificações? Claro que sim! Esse display tem certificação CE-EMC, FCC, ROHS e ISO9001. É um display industrial, portanto "tem" que atender plenamente os requisitos da indústria.

Exemplos e bibliotecas

A Stone tem exemplos de interface com ESP32 e Arduino, além de uma biblioteca, que pode ser utilizada inclusive através da IDE do Arduino. Usar a biblioteca pode ser útil para poupar tempo no desenvolvimento, mas realmente não há complexidade em desenvolver uma comunicação serial.

Características do display

Obviamente, tem RTC. Não tem como não ter, afinal, é um HMI. Tem modelos "com" e "sem WiFi. Como estou nos primeiros passos, acredito que o modelo que está comigo não conta com WiFi. Mas convenhamos que a indústria usa primordialmente RS485 e ethernet. Claro que esse magnífico display conta com essas duas interfaces (TTL/RS232 e ethernet Gigabit).

A qualidade de hardware é indescritível, acredito que conseguirei mostrar bastante no vídeo (que estará disponível em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube). O display pode ser adquirido diretamente através do site do fabricante, onde pode-se ver outros displays e produtos também.

A biblioteca está no github, com exemplos para Arduino e STM32.

Próximos artigos relacionados ao Stone HMI

Assim como fiz a série com Nextion, agora vou dedicar um tempo ao aprendizado e tutoriais com esse display, para que você possa começar desenvolvendo diretamente suas soluções, sem precisar de uma curva de aprendizado lendo documentações (ou pelo menos que possa fazê-lo de forma mais suscinta).

Se não conhece o Nextion ou displays HMI, além da série citada ao início do parágrafo, tenho também essa playlist em nosso canal no Youtube. Vale a pena conferir, para entender a razão de eu estar apaixonado por esse display.

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.