Manual

do

Maker

.

com

Sonda lógica LP-1 (Digital Logic Probe)

Sonda lógica LP-1 (Digital Logic Probe)

Muitas vezes, tudo o que precisamos é identificar o nível lógico em um ponto do circuito. E algo que sempre digo é que nada custa mais que o tempo. O tempo é irresgatável, por isso tem valor infinito. Mas na realidade o que fazemos é trocar nosso tempo por dinheiro (vulgo "salário"). Já que abrimos mão do nosso tempo, por que não otimizá-lo então? - E uma das formas de fazê-lo é ter à mão a ferramenta certa para poupar seu tempo e acrescentar satisfação às suas tarefas. Para análise de nível lógico, nada melhor do que uma sonda lógica LP-1, da UsinaInfo!

Modos de operação

A ferramenta é extremamente simples de utilizar, não precisa ser um especialista em eletrônica, portanto é uma boa ferramenta para makers que só tem a eletrônica como um hobby. E para uma ferramenta, ela tem um custo bem baixo, como você pode ver no link da ferramenta.

Ela pode ser utilizada como um detector de nível, de pulso ou uma memória de pulso. O par de garras jacaré são ligadas à alimentação do circuito (GND e VCC), com tensão máxima de 18VDC. A ponta agulha deve então ser encostada no ponto de teste do circuito para então obtermos um diagnóstico.

No nível lógico alto, acende-se o LED vermelho; em nível lógico baixo, o verde. Se for sinal pulsante, o LED amarelo piscará na frequência do pulso. Todos os LEDs apagados significa que o canal está em modo de alta impedância. Percebeu o tanto de diagnósticos que pode ser feito com um mero toque da ferramenta? Deveria se chamar "varinha mágica de sondar".

Ela mede sinal lógico TTL, DTL e CMOS. para nossas tradicionais MCUs, devemos deixar no modo TTL, que é tensão de 0 à 5V. O botão da sonda lógica "MEM/PULSE" serve para memorizar o estado. Por exemplo, deixando em PULSE, o LED amarelo piscará na condição supracitada. Deixando em MEM, é como se fosse um trigger.

Para consolidar a ideia: A sonda lógica atuará sobre o nível lógico do circuito. Se o nível lógico no ponto de medição não estiver estável, será possível perceber, conforme a oscilação. Mas pensando do lado de programação, poderíamos estar avaliando se um GPIO está mudando seu estado quando entra em uma determinada condição. Mais uma vez, é uma ferramenta de diagnóstico rápido, tanto para usar quando para obter o resultado e de fato, tê-la tornará seu trabalho mais prazeroso e rápido!

Se o que pretende é analisar protocolos ou até uma condição de PWM, aí o que você precisa é de um analisador lógico e de protocolos. E olha só! Também da UsinaInfo. Enfim, na categoria Laboratório Maker você encontrará diversas ferramentas excelentes para se especializar cada vez mais, ainda que seja por hobby. Dê uma conferida!

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.