Manual

do

Maker

.

com

Servidor DNS não resolvendo alguns nomes

Servidor DNS não resolvendo alguns nomes

DNS

Essa dica de DNS é simplória mas salvadora. É simples e objetiva, mas primeiro vamos ao diagnóstico.

Como vocês devem ter acompanhado, mostrei como configurar um servidor DNS no Raspberry Pi (utilizando bind9) para resolver nomes públicos e nomes de sua rede local. Aconteceu que gradativamente alguns nomes de domínios foram tornando-se indisponíveis para o meu DNS, mas quando eu colocava o DNS do google, funcionava (/etc/resolv.conf):

search dobitaobyte.lan
nameserver 192.168.1.2
nameserver 8.8.8.8

Ora, eu estava utilizando o DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4 como forwarders, não fazia sentido resolver nomes por fora do meu servidor. o comando ping simplesmente não encontrava o domínio, então foquei em diagnosticar problemas com o DNS (todos os comandos executados no shell, pode ser Linux desktop ou qualquer placa rodando Linux):

dig sistemasembarcados.org +trace

A informação de retorno não era das melhores. "no more" deixou uma lacuna. Ainda assim, pesquisei a respeito no google e os problemas relacionados eram erros de sintaxe em sua maioria, enquanto eu já havia comprovado o funcionamento do DNS anteriormente.
Agora vem a grande questão; algo que poderia passar despercebido - procurei no  log com "dmesg", que não informou nada útil, mas como referenciei nesse outro post, reabilitei o messages no Raspbian, então dei uma olhada no log pra ver se encontrava alguma pista com o comando tail /var/log/messages.

Nesse caso específico estava relacionado à hora. Se você tiver um ntp server (que também expliquei como configurá-lo em algum post, procure aí na nova caixa de pesquisas), inicie-o e force a atualização, ou ainda, apenas o ntpdate resolveria seu problema:

ntpdate pool.ntp.org

Pra finalizar, o dig com trace e o resultado esperado, seguido também de um ping:

dns-ping.png

Em suma, você precisa ter um serviço de atualização de hora online no seu Raspberry. Se reparar, o atraso era gigantesco. Se meu NTP não estivesse parado, eu não teria o problema, mas também não saberia que em poucos dias o atraso seria tamanho.

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker Brasil no YouTube.

Próximo post a caminho!

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.