Manual

do

Maker

.

com

Osciloscópio digital multi-função DSO-TC2

Osciloscópio digital multi-função DSO-TC2

O DSO138 foi um dos artigos do Laboratório Maker que me deu bastante prazer escrever. É um osciloscópio baratinho e atende a vários propósitos. No artigo relacionado tem o link para a Autocore Robótica, que é a loja parceira revendedora. Nesse artigo veremos o osciloscópio digital multi-função DSO-TC2, que é recarregável, portanto serve para fazer teste fora da bancada também. E dá pra levar no bolso quando precisar fazer uma análise externa.

Osciloscópio digital DSO-TC2 da FNIRSI

Esse osciloscópio digital integra também um testador de componente eletrônico, gerador de sinal PWM e algumas outras funções. Possui um display TFT e bateria recarregável, maximizando a portabilidade. Era algo que eu já estava querendo há um tempo e estou bastante empolgado com a aquisição.

O "Mos Test" testa vários tipos de transistores e pode identificar tipo de dispositivo, pino, polaridade, hFE, tensão de ligamento, capacitância de junção; pode testar capacitância, resistência, indutância etc.

O display tem 2.4 polegadas, porta USB-C para recarga.

Modo osciloscópio

O osciloscópio tem amostragem de tempo real de 2.5ms e 200KHz de banda.

Função de trigger para Single, Normal e Automatic. Ele pode ser usado livremente para análise de sinais analógicos periódicos e sinais aperiódicos digitais.

Mede até 400V.

Resist6encia de entrada de 1MOhms.

Sensibilidade vertical de 10mV/Div.

Tempo horizontal de 10us/Div.

Gatilho na borda de subida ou descida, com nível ajustável.

Congelamento de onda (no botão HOLD).

Medição automática de mínimo, máximo, média, RMS, pico-a-pico, frequência, período e duty cicle.

Saída PWM com frequência de 0 à 80KHz e duty cicle de 0 à 100% com amplitude de 5V.

Detector de transistor, diodos, resistor etc

Ele identifica automaticamente diversos tipo de transistores, incluindo NPN, PNP, diodos, diodos duplos, capacitores, tiristores etc. Também componentes passivos como resistores e indutores.

Detecção automática da definição de pinos.

Faz parse automático de código infravermelho do protocolo NEC.

Também serve para medir continuidade, medição de tensão de 0 à 16v, diodo zener de 0 à 24v, sensor de temperatura DS18B20 (one-wire - tem alguns artigos aqui no blog), DHT11 (também tem artigos aqui).

O manual que o acompanha mostra outras características que, como um "não-especialista", fui incapaz de reconhecer (e não pesquisei).

Acho que fiquei mais impressionado com esse recurso do que com o próprio osciloscópio.

Interface do osciloscópio DSO-TC2

Fora o óbvio, tem o receptor infravermelho do lado direito superior do display. Um LED indicativo, e suporte para mantê-lo em pé. Igual os de multímetro. Aliás, se estiver procurando por multímetro, confira na Eletrogate. Esse Hikari não sai da minha mesa.

"Depois" de tê-lo comprado (o osciloscópio), fui em busca de reviews (porque se for procurar por recursos, acaba-se pagando N vezes mais - qualidade infinita tem custo infinito). Todos os reviews que vi foram agradáveis, e deve atender muito bem ao meu modesto uso, que fica mais em torno de análise de sinais.

A categoria Laboratório Maker é certamente a que recebe menos artigos, mas normalmente acompanham vídeos. Assim que possível, faço uma série de vídeos que estou devendo de outros artigos e apresentarei esse osciloscópio DSO-TC2 de outro ponto de vista.

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.