Manual

do

Maker

.

com

Fonte para Raspberry Pi

Fonte para Raspberry Pi

Sabe aquela fonte para Raspberry Pi  'xisque' do tablet, que é 5V@2A, que certamente não pode ter falha? Bem, eu não sei exatamente que palavra usar e também não sei como não utilizar adjetivo pra explicar, mas técnicamente falando, essas fontes são uma merda.

Comprei 2 dessas, uma não tinha corrente suficiente, a outra não tem tensão suficiente. E tenho outras fontes de 5V@1.8 e tralalá. Mas tudo merda, e só descobri por um acaso, porque ao ligar a RPi2 (que demanda mais corrente), percebi que o LED de energia não ficava acesso e só piscava de vez em quando. E deixei assim por meses. Agora por acaso estava pesquisando as opções de consulta de tensão da board e dei de cara com uma informação que abaixo de 4.65V o LED de alimentação apaga - ou seja, a board está subalimentada, correndo risco de danificar a placa porque todo o produto chinês é uma merda, sem exceção. A única fonte que parece prestar e está fácil de adquirir é esta fonte da Atera, que estou recomendando porque o Leonardo Lontra (do Rio de Janeiro) comprou nessa loja aqui do Ipiranga e testou no talo fazendo overclock e tudo. Então pessoal do RPi, não comprem porcarias, atentem-se às fontes para preservar vossas boards.

Monitorar a tensão

Se sua fonte for suspeita, você pode ver o status do LED de alimentação, que está no GPIO 35. Para isso, basta chamar o comando:

gpio -g read 35

Você pode colocar um script pra rodar no cron, uma vez por minuto, coletando uma serie da amostras durante 5 segundos por exemplo (chame-o de powerMon.sh):

#!/bin/sh
for i in `seq 1 5`; do
    TENSAO=`gpio -g read 35`
    [ $TENSAO < 1 ] && {
        echo "Ops. Fonte chinesa detectada: " $(date) >> /var/log/power.log
        exit 0
    }
    sleep 0.5
done

Editando o cron com 'crontab -e', adiciona-se a linha:

*/1 * * * * /home/pi/powerMon.sh

Não se esqueça de dar permissão de execução para o script:

chmod 700 /home/pi/powerMon.sh

Se o retorno do LED for OFF, então você já sabe que está com problemas. Invés de mandar para o log, você pode desligar a board. Ou fazê-lo adicionalmente, que é o ideal, mas o importante é preservar seu tesourinho.

Ainda uma dica visual; se aparecer um quadrado parecendo uma bandeira LGBT, é subtensão, logo, sua fonte não está aguentando o consumo. Se for um quadrado vermelho, é superaquecimento. Nesse caso, você poderia também estar monitorando a temperatura, com as dicas do post anterior, simplemente incluindo o comando no script de exemplo desse artigo.

Enfim, a dica é: Não deixe de adquirir uma boa fonte para Raspberry Pi.

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker Brasil no YouTube.

Próximo post a caminho!

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.