Manual

do

Maker

.

com

Dicas para Banana Pi

Dicas para Banana Pi

Dicas úteis para Banana Pi

Por possuir mais recursos que outras boards Pi, um pouco mais de diversão é garantida nessa board. Desde a instalação do sistema à ajustes e configurações serão abordados nesse artigo de dicas.

Dicas genéricas e valiosas sobre Pi estão disponíveis nesse outro artigo, sugiro sempre a leitura ( e com isso, foi-se a dica número 1).

Downloads do sistema para Banana Pi

Uma coisa que achei bacana foi essa página de downloads de sistema para ela, a qual inclui também o Android 5.1.1. Para Android, você encontra o procedimento para gravar o sistema na EMMC, através do u-boot.

Com seus 8 núcleos, a menor das preocupações é em relação à leveza de um sistema, certo? De qualquer modo, estou bastante ambientado (ou devo dizer 'mal acostumado'?) com Raspbian.

O procedimento para as demais imagens é padrão. Extraia o arquivo zip e então:

sudo dd if=imagem_extraida.img of=/dev/dispositivo

O dispositivo normalmente é /dev/sdX, onde X é a letra do correspondente ao cartão de memória, se por adaptador USB. Quando colocado diretamente no notebook, deve aparecer como /dev/mmc alguma coisa.

Configurar o Bluetooth da Banana Pi como Beacon

O processo é o mesmo que para a Raspberry Pi 3, como descrito nesse meu outro artigo. Nele, descrevo todo o processo necessário para ajuste fino. Uma demonstração do funcionamento pode ser vista nesse outro artigo.

Ainda não coloquei o bluetooth pra funcionar. Apesar de a board ter o bluetooth nativo, o Raspbian não vem devidamente configurado e alguns pacotes serão necessários:

sudo su
apt-get dist-upgrade
apt-get install bluetooth pi-bluetooth bluez blues-firmware

Como utilizar o microfone onboard

Claro que você deve ter reparado o microfone onboard. É tão simples e acessível como em qualquer notebook.

Chame o configurador:

sudo raspi-config

Então vá siga o menu Advanced Options -> Audio. Escolha a opção 'Automatic', então saia do programa. Agora basta chamar o programa:

alsamixer

Tire o microfone do mudo e pronto. Quer testar?

Gravar áudio por linha de comando

sudo apt-get install sox
sox -t alsa default gravando_teste.wav

Ctrl+C para parar a gravação. Depois para tocar, use algum programa de linha como o avplay ou mplayer, passando o nome de arquivo como parâmetro. Ex.:

[ `dpkg -l libav-tools|wc -c` > 0 ] || apt-get install  libav-tools
avplay arquivo_gravado.wav

Utilizar a RAM como sistema de arquivos

Caso você precise fazer I/O e queira poupar a vida do cartão SD, um recurso disponível no Linux é o RAMFS/TMPFS, um sistema de arquivos que você pode montar na memória e acessar como se fosse um diretório. O processo é o mais trivial possível e já teve um post dedicado nesse site, como você pode ver nesse post.

...e para um próximo artigo

Mostrarei como configurar o receptor infra-vermelho onboard da Banana Pi, com pouca diferença da configuração disponível nesse artigo onde configurei o infra-vermelho no Raspberry Pi.

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker Brasil no YouTube.

Próximo post a caminho!

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.