Manual

do

Maker

.

com

Conexão serial com Qt utilizando QtSerialPort

Conexão serial com Qt utilizando QtSerialPort

Esse artigo referenciava a comunicação serial com Qt utilizando QtSerialPort, que ao importar no projeto é o serialport e referenciado como QSerialPort. Em 2012 estava entrando o recurso no Qt e, quem diria, atualmente o Qt tem todo um framework para embarcados, mas com foco na indústria, portanto, longe das graças da comunidade. De qualquer modo, tenho uma playlist no canal Dobitaobyte no youtube com exemplos bem mais atuais do QSerialPort. Dê uma conferida na playlist, se é o que está procurando.

Para fins históricos, a comunicação serial sempre foi possível, desde que implementada via biblioteca externa, mas a adição do recurso nativamente no Qt abre caminhos para implementações rápidas. Outra possibilidade (não viável nos dias atuais, já que o recurso é nativo desde 2012) seria usar um qprocess atrelado a um programa qualquer de comunicação serial. Alguns podem até torcer o nariz, mas esse recurso não é o mesmo que um system, já que stdr e stdout podem sofrer interação a partir do Qt.

Basicamente, é isso. Uma atualização do artigo original apenas para manter o histórico, já que o artigo está devidamente indexado nos mecanismos de busca - e acredite, vale a pena visitar a playlist, já tenho código pronto disponível em um dos meus repositórios no github.

Até a próxima!

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.