Manual

do

Maker

.

com

Conectividade LoRaWAN: Fundamentos e Prática

Conectividade LoRaWAN: Fundamentos e Prática

Particularmente, tenho dificuldades com protocolos de intercomunicação em nuvem. Isso porque não é um ambiente sob meu controle. Ao longo dos anos implementei (sozinho) infraestruturas completas, desde a conexão do primeiro roteador à redundância geográfica em borda de rede de telecom. Mas nos dias atuais me deparo com alguns pontos fracos, como LoRaWAN. Para ficar mais claro a forma que penso, permita-me citar o cubo de Rubik (vulgo "cubo mágico"). Levei quase 20 dias para resolver o cubo pela primeira vez seguindo um vídeo tutorial simples, porque eu precisa compreender a razão de cada movimento. O R U R' U' faz o deslocamento tridimensional do canto e agora, ok, pude seguir para o próximo, até que não fosse mais necessário decorar os movimentos, porque estavam compreendidos (e os últimos são os piores). Com LoRaWAN, a mesma coisa; tem várias camadas a serem destrinchadas e nunca tive bom ânimo para juntar todas as peças.

O livro de LoRaWAN

O livro do Pedro Bertoleti é um "solucionador do puzzle chamado LoRaWAN". Nele você encontrará os conceitos e referências, além do "hands-on", fundamental para não ficar apenas em uma boa leitura. Sem spoilers, vou tentar passar um pouco da minha percepção (claramente com parco conhecimento sobre o assunto).

A primeira grande dúvida que eu tinha era em relação ao que é "de fato" o LoRaWAN, pois à primeira vista parecia-me um dado coletado localmente e transferido por uma rede pública - nesse ponto, pensando exclusivamente em Internet. Mas sendo isso, não bastaria pegar um dado com um HC12 (que não é LoRa) e enviar para algum lugar na Internet via api REST, MQTT, socket TCP etc? - Sem uma abordagem que quebrasse meus pré-conceitos, não teria rompido essa barreira. O livro inicia esclarecendo os conceitos, com excelência!

No capítulo 1 do livro do Pedro estão todos os componentes que caracterizam LoRaWAN, desde a concepção do modelo até as regras desse "puzzle". O livro "explode" o LoRaWAN como um DFD (eu sei, DFD é coisa meio velha, mas funciona para ideias de macro à micro). Os capítulos subjacentes tem um extenso uso de tópicos, mostrando uma excelente organização de ideias. É o tipo de "mão" que quero segurar quando caminhando pela neblina densa de novos conceitos.

Em suma, o livro me esclareceu dúvidas cruciais como a importância do rádio em meio à comunicação, não sendo apenas um "apetrecho apelidado" como fundamental; a necessidade de um meio de conectividade, o serviço de LoRaWAN, a identificação real do dispositivo que participa dessa rede, classes de rede (não estou falando de IPv4) e exemplos práticos que o conduzirão em um lindo pasto verde durante o aprendizado claro disposto em cada página, sem enrolação.

Eu realmente recomendo o livro para quem pretende entrar para esse mundo de LoRaWAN, ainda mais por ter exemplo prático, mostrando-se ir além de teoria e conceitos (todos, fundamentais). O livro Conectividade LoRaWAN: Fundamentos e Prática é sem dúvidas seu ponto de partida, se sua intenção é utilizar LoRaWAN ou ao menos compreender a tecnologia.

Parabéns e obrigado por produzir tal conteúdo, Pedro.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.