Manual

do

Maker

.

com

Como identificar os fios do motor de passo

Como identificar os  fios do motor de passo

Essa é uma dúvida muito comum, mas a solução é simples. Ou, "as soluções são simples". Vamos ver nesse artigo como identificar os fios do motor de passo de algumas maneiras diferentes.

Identificar os fios do motor de passo bipolar

Comumente um motor de passo bipolar tem 4 fios. Esqueça cores. Cada par tem uma bobina, e isso é tudo o que precisamos saber para identificar os pares.

Identificar os fios do motor de passo por resistência

Se tiver um multímetro, ótimo! Configure-o para medir resistência, colocando-o em Ohms. Mantenha uma ponta do multímetro em um dos fios e alterne a outra ponta do multímetro entre os 3 fios restantes. Quando o resultado não for infinito (aberto), então você terá encontrado o par. Se estiver com dúvidas se achou o par de primeira, teste os outros fios, a diferença será óbvia.

Identificar os fios do motor de passo com uma bateria

O outro método é utilizar uma pilha qualquer. Mantenha um fio em um polo da bateria e toque rapidamente os outros fios no outro polo. Quando encontrar o par, você notará que o eixo do motor reagirá discretamente.

Identificar os fios do motor de passo manualmente

Essa é no estilo "arrombador de cofre". Relaxe, então gire suavemente o eixo do motor e sinta o quão livre ele está girando. Então pegue um fio de referência e vá encostando cada um dos outros fios, girando o eixo manualmente, até sentir que uma resistência foi gerada. Esse deve ser o par.

Identificar os fios do motor de passo com um LED

Se quiser preservar o LED, use um resistor. Pegue um fio de referência, então vá encostando cada um dos fios no outro polo do LED. Gire o eixo para os dois lados. Se o LED acender, achou o par!

Identificar a ordem dos fios do motor de passo

Agora que você já tem os pares, hora de identificar a ordem.

Por observação

Ligue cada par do motor de passo a um canal do driver, seja lá qual for o driver que estiver usando. Suba um sketch que faça o motor girar. Se não estiver funcionando como esperado, apenas inverta os fios de um dos pares. Pronto!

Por marcação

Coloque uma fita adesiva, ou pinte o eixo com canetinha hidrográfica, ou marcador de texto ou qualquer outro meio, de forma a ajudar observar a rotação.

Energize apenas uma bobina com uma fonte de alimentação de tensão igual ou menor a suportada. Observe a direção que o motor está rodando, então troque os pares. O motor agora deve estar girando na direção oposta.

Por corrente

Usando um multímetro, configure-o para medir corrente contínua Conecte o motor ao driver e o multímetro em série com uma das bobinas. Execute o sketch. Observe a direção do motor e a corrente. Se necessário, inverta os fios. Inverter os fios fará com que o motor gire na direção oposta.

Identificar a ordem das bobinas do motor de passo

A ordem das bobinas pode afetar os passos. Supondo um motor de 200 passos por volta, faça-o girar completamente por algumas vezes para ver se está devidamente ajustado. Se não, troque as bobinas de posição (par de fios 1 no lugar do par de fios 2 e vice-versa).

Aqui no blog você deve encontrar código e wiring para todos os drives de motor de passo. Dê uma pesquisada na caixa de Busca rápida no início da página!

Melhor driver para motor de passo

O "melhor driver" é relativo; custo, modelo de motor, aplicação etc. Mas sem dúvidas, para qualquer projeto mais elaborado, os drivers de motor de passo da Curto Circuito são a melhor opção para quem não quer confrontar problemas de temperatura dos motores, consumo excessivo, ajuste de passos por código complicado etc. E lá você também já pode aproveitar para adquirir os motores de passo Nema17 e Nema23 a um bom preço e a tradicional qualidade da categoria de motores bipolares que a Curto tem. Ambos da foto são da Curto e teremos artigos detalhados em breve, é só acompanhar!

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.