Arduino

Arduino Standalone MaxBlitz

Arduino Standalone MaxBlitz

Você já sentiu o prazer de montar sua própria placa com Atmega? Seu Arduino standalone MaxBlitz? Outro?

Arduino Standalone MaxBlitz

Não precisa ser projeto seu, só o prazer de montar sua própria placa já é uma alegria incomparável. Essa placa da MaxBlitz tem algo a mais; ou muito a mais. Olhando até o cristal, temos o tradicional “Arduino”. O restante da placa é repleta de recursos. Tem entrada pra RTC, FTDI, ICSP, NRF24L01, ESP8266-01, slot para display OLED I2C (atenção no pinout), buzzer built-in (!) onde pode-se escolher entre o pino digital 3 ou 9, expansor de IO PCF8574 nativo (!), um botão de uso livre, tensão em nível de 3v3 para trabalhar com sensores mais conhecidos do mercado, área de prototipagem que comporta uma mini protoboard, alimentação de backup, podendo alternar sem interferência entre a alimentação USB e externa, entrada para bateria (!), garantindo funcionalidade mesmo na ausência de energia elétrica na rede. Tá bom?

Além dos recursos, ainda a placa é vermelha, para dar um charme extra e sair do tradicional “verde-pré-história”. Cara, estou perdido aqui entre tantos recursos!

Onde comprar?

Essa placa é incrível e seu custo é insignificante, como você pode conferir no link de compra. Também tem um vídeo excepcional de apresentação da placa, do projeto e de seus recursos, que você encontra no canal do Marcelo Maximiano, através desse link.

Hello World

O Atmega328 que acompanha o kit já vem gravado, bastando utilizar um adaptador FTDI para fazer a comunicação. Se estiver pensando em gravar seus próprios bootloaders, basta utilizar um adaptador USBASP, não tem mistério.

Fazer o blink seria no mínimo “chato”, mas o tópico é “hello world”, então, já que temos um buzzer builtin, vamos utilizá-lo com um codigo diferente do que tradicionalmente vemos por aí para fazer blink.

Antes que você critique (caso não conheça o recurso), isso funciona “sim”, pode testar. Se estiver interessado em conhecer esse e outros recursos, dê uma olhada nesse artigo.

Não vou prometer nada por enquanto, só “acho” que posso escrever um artigo surpreendente que estou planejando há alguns dias e essa placa vem bem a calhar. Se quiser saber, acompanhe aqui no site!

Vídeo

Essa placa merece um vídeo com alguns comentários, disponibilizarei em breve no nosso canal DobitAoByteBrasil no Youtube. Aproveite para se inscrever se não for inscrito e clique no sininho para receber notificações, tão logo os vídeos estejam disponíveis. E não se esqueça de deixar seu like!

One comment

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: