12 de abril de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Arduino Mega 2560 Pro Micro

Arduino Mega 2560

Já há algum tempo queria pôr os dedos queimados de estanho nessa placa. O Arduino Mega 2560 não é uma “novidade”, mas normalmente o temos naquele tamanho de “palmilha”; cheio de recursos, mas um circuito longo. Quando planejamos um projeto, às vezes até nos faltam recursos que acabam sendo expandidos de outro modo, com um recurso periférico… mas com o Arduino Mega 2560 Pro Mini, uma grande parte desses percalços se dissolvem.

Uns chamam de “Micro” e outros de “Mini”. Não importa, é uma placa diminuta, isso que interessa.

Especificações do Arduino Mega 2560 Pro Micro

Basicamente, um core de 16MHz, uma interface serial com CH340G de 12MHz, tensão de entrada entre 6 e 9V. A corrente de saída é de 800mA/5V.

Possui 70 pinos de I/O (!) com 16 entradas analógicas. É recurso que não acaba mais! Desses, 14 pinos têm PWM.

Pinout Arduino Mega 2560 Pro Micro

Na placa está “silkado” o pinout, na frente e atrás, além de tensão e corrente recomendadas. Pela placa, a entrada deve ser de no mínimo 7V fora da USB.

Arduino Mega 2560

A placa vem com o barramento de pinos para todas as posições, basta fazer a soldagem.

Onde comprar o Arduino Mega 2560 Pro Micro

Essa plaquinha recheada de recurso em um pequenos circuito quase quadrado é vendida pela Saravati, podendo ser encontrada nesse link.

Em alguns dias após esse artigo veremos outro produto interessante da Saravati, que é um PHmetro, que substituirá o que utilizo atualmente para produção de cerveja, onde a acidez deve ser controlada desde o início da extração do amido para conversão em açucares fermentescíveis.  Agregando a esse Arduino, e a bomba peristáltica da Robocore, dá pra automatizar o processo de acidificação da água antes da adição de sais. Vamos ver se crio um projeto completo.

Em relação ao Arduino, essa é minha nova placa de mesa para artigos, que vocês verão muitas vezes também em vídeos, recomendo!

Se ainda não é inscrito em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube, aproveite para inscrever-se, dando assim uma força para o canal e blog.

Até a próxima!

 

Revisão: Ricardo Amaral de Andrade