Já há algum tempo queria pôr os dedos queimados de estanho nessa placa. O Arduino Mega 2560 não é uma “novidade”, mas normalmente o temos naquele tamanho de “palmilha”; cheio de recursos, mas um circuito longo. Quando planejamos um projeto, às vezes até nos faltam recursos que acabam sendo expandidos de outro modo, com um recurso periférico… mas com o Arduino Mega 2560 Pro Mini, uma grande parte desses percalços se dissolvem.
Uns chamam de “Micro” e outros de “Mini”. Não importa, é uma placa diminuta, isso que interessa.
Table of Contents
Especificações do Arduino Mega 2560 Pro Micro
Basicamente, um core de 16MHz, uma interface serial com CH340G de 12MHz, tensão de entrada entre 6 e 9V. A corrente de saída é de 800mA/5V.
Possui 70 pinos de I/O (!) com 16 entradas analógicas. É recurso que não acaba mais! Desses, 14 pinos têm PWM.
Pinout Arduino Mega 2560 Pro Micro
Na placa está “silkado” o pinout, na frente e atrás, além de tensão e corrente recomendadas. Pela placa, a entrada deve ser de no mínimo 7V fora da USB.
A placa vem com o barramento de pinos para todas as posições, basta fazer a soldagem.
Onde comprar o Arduino Mega 2560 Pro Micro
Essa plaquinha recheada de recurso em um pequenos circuito quase quadrado é vendida pela Saravati, podendo ser encontrada nesse link.
Em alguns dias após esse artigo veremos outro produto interessante da Saravati, que é um PHmetro, que substituirá o que utilizo atualmente para produção de cerveja, onde a acidez deve ser controlada desde o início da extração do amido para conversão em açucares fermentescíveis. Agregando a esse Arduino, e a bomba peristáltica da Robocore, dá pra automatizar o processo de acidificação da água antes da adição de sais. Vamos ver se crio um projeto completo.
Em relação ao Arduino, essa é minha nova placa de mesa para artigos, que vocês verão muitas vezes também em vídeos, recomendo!
Se ainda não é inscrito em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube, aproveite para inscrever-se, dando assim uma força para o canal e blog.
Até a próxima!
Revisão: Ricardo Amaral de Andrade
Artigos relacionados
Stone HMI – Adeus, Nextion!
Serial com Python, Arduino e HC12
Sensor capacitivo – dois tipos diferentes