7 de dezembro de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Arduino e display OLED 128×64

OLED

OLED

Repare na pinagem desse display. Não foi trivial como poderia ter sido se tivesse comprado um display compatível com a u8glib. Poderia ter procurado um display OLED pelo barramento I²C, mas não – comprei sem olhar e no final, não dava pra saber se era I²C, SPI ou outra coisa qualquer. Por sorte acabei achando um código que me serviu, um sketch que funcionou diretamente. Tirei toda a parte de código que não me serviria e agora tenho o display funcional.

A pinagem está logo no header do arquivo, colei logo abaixo da pinagem do sketch original. A tensão desse display é 3.3v inclusive seu nível lógico, portanto não alimente em 5v nem conecte os pinos do Arduino diretamente se ele não for 3.3v. Eu comprei esse display que junto vem um LLC (conversor de nível lógico) para interconectar com MCU 5v. Utilizei o Arduino Pro Mini 3.3v, portanto dispensei o uso do LLC.

Nesse sketch você encontra duas definições de tamanho de fonte, um está em um array F8x16 e o outro em um F23x32. Se quiser retrabalhar a fonte, dá pra fazer tranquilamente, só leva tempo.

Tem mais algumas definições interessantes, mas no restante das funções você não precisa mexer em nada. No loop, você chama a função que fará o print no display e já era, simples assim. Ex.:

LED_P23x32Str(3 + move_offset, 3, "2016");
LED_P8x16Str(move_offset, 0, " Do bit Ao Byte ");

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Próximo post a caminho!