18 de outubro de 2021

Do bit Ao Byte

Embarcados, Linux e programação

Alexa: Echo Dot ou Raspberry Pi?

Echo Dot

Lembro-me nos anos 90, as viagens para o Paraguai para trazer bugigangas, como o abajur que ligava e desligava com palmas. Depois de anos, o mais moderno eram os circuitos com reconhecimento de voz, bastante “primitivo”, já que tudo se baseava em padrões. Mas agora com inteligência artificial temos excelentes opções de home assistants, sendo que (a meu ver) o Echo Dot é o melhor hardware para esse propósito. Bem, trata-se de um dispositivo da Amazon, portanto interage com a inteligência artificial Alexa. E para “falar” com a Alexa, qual a melhor opção? Echo Dot ou Raspberry Pi?

Aprendizado

O chavão para utilizar Raspberry Pi como “interlocutor” da Alexa certamente seria: “Vale o aprendizado”. Mas vamos lá; o telégrafo – que já foi um meio de comunicação extremamente importante – foi aposentado há alguns anos. Não seria interessante fazer um telégrafo, aprender código morse e com isso, “vale o aprendizado”? – Eu diria que em um mundo dinâmico como o que vivemos, isso seria desperdiçar tempo com “cultura inútil”. Sim, o Raspberry é uma plataforma de aprendizado, mas dá pra fazer coisas incríveis com ele, das quais muitas pessoas sequer imaginam por ter que associar conhecimentos de sistema operacional com conhecimentos de eletrônica. Mas não acho que seja um bom propósito utilizá-lo para home assistant, por razões bastante claras, que convergem para uma resposta singular: Custo.

Utilizar um Raspberry Pi como home assistant implica em um custo bastante superior ao dispositivo dedicado, considerando a placa, fonte, case, cartão micro SD, caixa de som e microfone. O arranjo final seria desajeitado e feio, por mais que possa parecer tecnológico. Além disso, a implementação no sistema operacional e a configuração na nuvem da Amazon são coisas que também tomarão um tempo considerável e, novamente, se converte em custo. O que pode ser pior é a inferioridade em relação a responsabilidade; a qualidade do reconhecimento de voz no Echo Dot é impressionante, além de que é ouvido de bem longe do dispositivo. E o som? É de uma qualidade também impressionante, coisa que para obter algo similar no Raspberry haveria de se gastar uns bons trocados com uma caixa de maior qualidade.

Objetividade

Voltando ao aprendizado – há conhecimento de valor agregado em utilizar um home assistant, mas é muito mais válido dedicar tempo na configuração dos atuadores, dos quais já temos certo domínio e podemos fazer coisas que impressionariam a maioria das pessoas que conhecemos, certo? Pois esse é o ponto. Já escrevi sobre o uso de ESP8266 e ESP32 para atuar com auxílio do Echo Dot, com o Fauxmo, com firmware Tasmota, com ESPAlexa. Em minutos você tem o núcleo da solução funcionando e poderá dedicar tempo à qualidade do software para seu firmware.

Onde comprar o Echo Dot?

Aqui começa uma grata surpresa. Se procurar por aí, normalmente vai encontrar o Echo Dot com sugestão de dispositivos de mercado, muitas vezes dispositivos custosos e que não atingem nosso propósito. Nesse caso, restaria comprar o Echo Dot em um lugar e os atuadores (ESP8266 ou ESP32) em outro lugar. Mas esse problema recém findou-se, porque a Saravati está trazendo mais essa novidade! Agora você pode adquirir seu Echo Dot no mesmo lugar que suas placas atuadoras. Chegamos ao ponto de ter uma loja com esse nível de conteúdo para projetos! Visite a loja virtual e veja a quantidade de coisas interessantes que eles tem. Sempre tem coisa que me interessa lá!

O Echo Dot está com um preço incrível e disponível nas cores preta e branca. Já aproveite para pegar ao menos um atuador. Com os artigos supracitados, não há razão para não iniciar uma automação de alto-nível em sua casa também, certo?

Vídeo do Echo Dot 4a Geração

E quase esqueci de citar; a versão do Echo Dot que eles tem lá é o de quarta geração, que possui botão para deixar o microfone mudo. O design é lindo e pesa como uma mini bola de boliche. O material é agradável de tocar e os tons pastéis são de prender a vista. É além do mais, um item de decoração.

Não haveria a menor possibilidade de escrever sobre o Echo Dot sem fazer um vídeo à altura. E não pára por aí, porque ainda trarei mais surpresas pelos próximos dias, mas tudo começa pelo Echo Dot.

No vídeo você vê uma apresentação e a configuração inicial do dispositivo. Em seguida, alguns testes.

Inscreva-se em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube para não perder as novidades. Acredito que meus estudos dos últimos meses me propiciaram conhecimento o suficiente para fazer vídeos prazerosos, tanto no áudio quanto no visual. E só melhorará daqui em diante!