Água do Chiller da CNC – Desmineralizada, destilada ou deionizada?

A água do chiller da CNC é algo que devemos levar em consideração. No vídeo do processo de setup da CNC laser da ECNC o Edmar recomenda a utilização de água desmineralizada. E por que isso? E qual a diferença entre água desmineralizada, destilada e deionizada?

Água destilada

A água destilada é obtida através do processo de destilação, onde a água é purificada através do processo de evaporação. Quando cito “água pura”, entenda que trata-se da H2O pura, sem minerais. Mas para ingerirmos, é fundamental que a água contenha minerais, não é recomendado beber dessas águas citadas no título.

A água destilada também pode conter o que é chamado “cabeça”, que é a parte inicial da evaporação utilizado também em bebidas como cachaça e whisky. No caso das bebidas alcoólicas, a razão é que a primeira parte a evaporar contém metanol, por exemplo. No caso da água, agentes químicos são mais voláteis e em havendo esses contaminantes na água, são os primeiros a serem destilados. Os minerais são partículas pesadas, portanto não são transportados no processo de destilação.

Água deionizada

A água deionizada pode ser obtida através de mais de um processo, dentre os quais, uma coluna de resina catiônica e posteriormente uma coluna de resina aniônica. Os minerais também são extraídos nesse processo e a condutividade da água é praticamente nula.

Água desmineralizada

Uma forma de remover os minerais da água é através do primeiro processo de deionização, passando a água pela coluna de resina catiônica. Ela não poderá ser chamada de deionizada porque ainda conterá íons negativos, uma vez que não passou pela coluna aniônica. Daí ela é chamada apenas de “desmineralizada”.

Qual água utilizar no chiller?

A água do chiller da CNC pode ser qualquer uma dessas três, na minha opinião pessoal, uma vez que a razão principal para não utilizar água de torneira é pela dureza da água, diretamente relacionada ao cálcio e outros minerais. O cálcio é tão presente em nossa água que você já deve ter se deparado com um problema relacionado; o desvio da água nos furos do chuveiro.

A razão principal do desvio da água nos furos do chuveiro se dá pela calcificação. Uma dica é colocar uma sacolinha de mercado com vinagre amarrada na boca do chuveiro durante a noite e, no dia seguinte, antes do banho, removê-la. Será nitidamente percebido o desentupimento, uma vez que o vinagre amolece o cálcio, permitindo que a água empurre seus resíduos para fora do furo. Mas o que isso tem a ver com o chiller da CNC?

Bem, o cálcio se acumula em poros, como os micro-poros do próprio vidro do tubo laser. Com o tempo isso vai influenciando na concentração de calor em pontos específicos e pode resultar em desgaste do tubo laser e até em trincas. Aí adeus, meu caro.

Limpeza do chiller

Quando utilizamos água purificada, ela passa a ser frágil, de fácil contaminação. Estipula-se 45 dias de uso da água desmineralizada antes da troca, mas pode ser uma boa prática anteceder o período de troca e limpeza para evitar que se crie limo dentro do chiller.

Manter a tampa do chiller fechada também é uma boa ideia, evitando que microbióticos carregados pelo ar pousem na água desprotegida.

Ao adquirir uma CNC laser da ECNC, todos os manuais para cada processo estarão contidos em um pendrive, para orientá-lo em cada passo, inclusive a limpeza do chiller.

Se por acaso pensa em adquirir uma CNC laser, sugiro que tenha por parâmetro a da ECNC. Dificilmente quererá outra, por mais que pesquise!

Seguindo essas orientações, evita-se problemas que podem causar-lhe muita dor de cabeça!

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.