Agenda de projetos para esse ano

Provavelmente você já percebeu que esse ano começou devagar em relação a quantidade de artigos, mas a qualidade está preservada graças ao excelente material dos parceiros. Resolvi dar uma satisfação da agenda de projetos para esse ano para que saibam o que está acontecendo por trás dos bastidores.

Projetos de eletrônica digital

Para os próximos dias teremos mais um ou dois artigos sobre balança. Escrevi dois artigos a respeito já, como pode ser visto nesse link e também nesse outro. Agora vou escrever sobre a balança da imagem abaixo, com uma célula de carga com ponte de wheatstone completa, com 4 fios, ainda usando o HX711. Essa balança você encontra na UsinaInfo, com link direto para o produto aqui.

projetos: balança

Em seguida escreverei sobre essa mesma balança, mas usando uma placa industrial da VDC, cujos componentes são próprios para a indústria, suportando temperaturas mais altas, excelente fonte e filtros para eliminar ruídos e um tamanho impressionantemente pequeno, já com a MCU embarcada. Essa placa é um sonho!

projetos: VDC

Também teremos um artigo sobre LEDs endereçáveis, mas com aplicação em um projeto que dará um toque especial ao componente. Já escrevi sobre LEDs endereçáveis também, nesse outro artigo.  Dessa vez utilizarei O disco de LEDs da UsinaInfo, aplicando-o sob uma peça de acrílico com sensor de toque. Vamos ter algo bem interessante no final.

projetos: led endereçável

Devo escrever em breve sobre um sensor de efeito hall com tamanho bastante reduzido, ótimo para projetos compactos.

Darei também continuidade à série com leitor biométrico e com o servo motor de rotação contínua,  do nosso parceiro Saravati. Já para esses artigos, também incluirei o que falta para que tenhamos um produto minimamente viável, que é o case próprio, cortado a laser. E ainda começam os novos projetos, que tem me tomado um tempo considerável. Explico.

Corte a laser

Desde o meio de dezembro até agora, estou desenhando projetos para cortar a laser. Como estou em período de adaptação do ambiente (não do corte nem de projetos, com isso tudo está sob controle), ainda não pude iniciar a produção massiva, mas essa semana já devo ter tudo 100% preparado para iniciar os artigos que darão outro valor aos projetos e com certeza causará comichões em suas cabeças, de tantas ideias que vocês terão.

O corte laser é feito com a CNC laser da ECNC, que é um espetáculo de hardware, produzido em Garça, de extrema qualidade e cheia de recursos, como já discorri nesse outro artigo (que inclui vídeos). O link para o site do produto é esse.

Projetos em acrílico

E nos meus testes, por diversas razões eliminei o MDF do “cardápio”. Uma, pelo forte cheiro que produz durante o corte. Outra, pela sujeira que faz. Além de vários outros pontos, considero que o projeto em acrílico tem um acabamento final pronto para venda, enquanto o MDF deixa a aparência de artesanato; ainda assim cabe para muita coisa, como a balança da UsinaInfo, que tem tudo o necessário para apresentação de projetos escolares e criação de protótipo. Claro que não estou falando de qualquer acrílico também. Por isso, temos a parceria do melhor fornecedor de acrílicos do Brasil, a Sinteglas (link para o site), cuja apresentação fiz nesse outro artigo.

Dos acrílicos coloridos, eles tem uma gama enorme de cores quentes e tons pastéis, que atendem a qualquer projeto de comunicação visual e (porque não?) projetos maker. Tem a linha LED, para retro-iluminação, a linha Neon, para destaque de gravação com iluminação LED, a linha fluorescente para ver no escuro, a linha semi-transparente,  a linha fosca e mais um monte de tipos. Pra ter uma ideia superficial, esse é o mostruário da linha colorida:

projetos em acrílico colorido

Ainda tem a linha espelhada, com 24 tipos diferentes. Um sonho!

projetos em acrílico espelhado

Dos acrílicos especiais, ainda temos mais uma quantidade enorme:

projetos em acrílicos especiais

Além dos mais de 250 tipos produzidos pela Sinteglas, ainda eles trabalham com algumas linhas importadas. Olha só essa linha da Rowmark, multicamada; desgasta-se a primeira camada na CNC router e a segunda camada fica aparente!

projetos em acrílicos multicamadas

Vou apresentar o máximo possível de projetos, utilizando cada qual para um propósito condizente com a ocasião. O apelo visual é um grande requisito para conquistar um cliente e se pretende valorizar seus eletrônicos, um bom exemplo seria um case com características de aço escovado, feito em acrílico!

Relógio Galy

Esse é um projeto de relógio que criei para esse primeiro momento, o Galy, baseado no relógio de Galileo. Como pode-se notar na imagem abaixo, é um tanto trabalhoso criar esse tipo de projeto, sem contar o cálculo de todas as engrenagens e reduções para os conjuntos engrenagem-pinhão. Se quiser ter uma ideia de como é feito, escrevi esse artigo a respeito, quando fiz o Cuco.

projetos de relógio em acrílico para corte laser

Esse projeto é o que mais me orgulha nesse momento; não pelo fato de ser um relógio, mas pela ideia que tive em transformá-lo em uma diversão. Mas isso revelarei no artigo específico dele.

Cases para Arduino, ESP32, Raspberry e afins

O único que você já encontrará por aí será o case do Arduino UNO, que redesenhei para fazer o corte em acrílico. Depois faremos um comparativo desse case com o de acrílico:

arduino com python | projetos de cases

Luminárias 3D

Esse também é um projeto interessante, onde podemos usar nossas habilidades como maker para fazer reações a som, vibração, presença, luminosidade ou simplesmente trabalhar uma variação de cores com RGB. Ninguém fez isso ainda, apenas o projeto básico, e aí entra nossa criatividade.

projetos de luminária 3d

Transportes

Também farei projetos com carros e locomotivas, todos automatizados. E a automação será o grande diferencial desses projetos, além de técnicas empregadas, como patterns. Já estou com alguns projetos prontos também nesse tema, bastando fazer os cortes.

Autômatas

Autômatas são dispositivos que de ação repetida, como uma baleia nadando em um movimento cíclico contínuo, normalmente movimentado por manivela. Farei alguns autômatas com motor DC e alguns adendos, que farão desse projeto um excelente dispositivo de enfeite de mesa.

Projetos gratuitos para corte laser

Alguns dos meus projetos serão distribuídos gratuitamente, outros estarão disponíveis para clientes da ECNC e da Sinteglas e alguns serão exclusivamente meus, fazendo parte do meu leque de produtos, os quais pretendo vender em breve.

Vídeos

A maioria desses projetos requererá vídeo, então sugiro que se ainda não o fez, inscreva-se em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube e clique no sininho para receber notificações.

E aguarde as novidades, estamos a um passo!

 

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Um comentário em “Agenda de projetos para esse ano

Fechado para comentários.