HomeLinuxAcionamento de relé com Arduino (ou relê, ou relay)

Acionamento de relé com Arduino (ou relê, ou relay)

Acionamento de relé com Arduino
Acionamento de relé com Arduino

 

Acionamento de relé com Arduino

Acionamento de relé com Arduino é um processo bastante simples, mas tive uma certa dificuldade de entender o processo inicialmente e recebi uma excelente ajuda do meu amigo hacker em eletrônica, Denis Veingartner, que me desenhou o esquemático e explicou seu funcionamento interno.

O relé utilizado é o FANOKE JQC-3F(773) para tensões de até 125VAC, acionado por um sinal de 5VDC.
Acionamento de relé com Arduino

Devido ao medo de explosões, choques etc, fiz a prova de conceito com um LED de 5V, alimentado externamente por um carregador de celular Nokia adaptado para uso em protoboard.

Outro componente necessário é um diodo IN4003, mas poderia ser uma variedade enorme devido ao sinal ser constante e não haver frequência que necessite de um controle fino. Esse diodo é necessário para segurar o campo magnético de retorno do desacionamento da bobina do relé. Mais adiante será detalhado sua forma de utilização.
Acionamento de relé com Arduino

Para fazer o chaveamento, utilizei um transistor NPN (Neutro, Phase, Neutro), detalhado mais adiante.
Acionamento de relé com Arduino

Entre o pino digital utilizado para sinal e a perna Phase do transistor utilizei um resistor de 1K.
Acionamento de relé com Arduino

Do Arduino, utiliza-se o ground e 5V em uma das pernas do relé, na mesma que recebe o lado emissor do diodo, enquanto o ground vai na perna do emissor do transistor. Na outra ponta da bobina do relé (onde está a perna coletora do diodo) conecta-se a perna coletora do transistor NPN. Entre a bobina, coloca-se um fio da alimentação externa (no exemplo, um dos fios do carregador adaptado), no caso, o neutro. Na chave aberta do relé, um dio que vai até o catodo do LED, já que o neutro parte do relé. Deve-se prestar atenção agora em algo MUITO importante: O fio de alimentação (no caso o fase) está ligado diretamente na outra perna do LED (entre um resistor de 330omhs), não no relé!

No Arduino utilizei o pino digital PWM 6, porque em um teste inicial com o pino 7 em HIGH não foi o suficiente para acionar o relé, então utilizei o pino 6 com analogWrite(6,255), o que fez o adequado acionamento.

Esse artigo apenas introduz ao acionamento do relé, inclusive com um exemplo simples utilizando um LED com 5V externo para fazer a prova de conceito. No próximo exemplo, ligaremos um ventilador baseado na variação de temperatura, que será monitorada através de um sensor de temperatura LM35 (esse sensor foi exemplificado nesse artigo).

O esquemático é esse:
Acionamento de relé com Arduino

O desenho da protoboard:
Acionamento de relé com Arduino

Perceba que o fluxo nos resistores segue em direção ao dourado, como se fosse o dourado a ponta de uma seta. No transistor, as pernas são: COLETOR, SINAL, EMISSOR. No relé não utiliza-se o pino referente ao relê fechado, mas poderia ser utilizado caso houvesse alguma necessidade específica.

As imagens SVG para corroer um protoshield (estão com extensão PNG; clique na imagem quebrada. Ao abrir em branco, clique com o botão direito e salvar imagem. Renomeie a extensão para svg e a imagem estará integra):
(Silk)
Acionamento de relé com Arduino

(Shield)
Acionamento de relé com Arduino

Uma imagem em png real do shield (o svg está em preto):
Acionamento de relé com Arduino

Em um próximo post veremos como fazer um PCB corroendo com percloreto de ferro. Não é tóximo, pode ser manipulado sem riscos de corrosão, por incrível que pareça, então, não se preocupe com riscos de fazer isso em casa.

O código utilizado para exemplo:

int b =0;
void setup()
{
Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
b = Serial.read();
if (b != -1){
analogWrite(6,255);
}
else {
analogWrite(6,0);
}
Serial.print(b);
delay(1000);
}

Tenho muitos artigos sobre os mais diversos relés que vocẽ pode utilizar em eletrônica digital, sugiro que dẽ uma olhada aqui.

O video da prova de conceito:

4 thoughts on “Acionamento de relé com Arduino (ou relê, ou relay)

  1. […] Nesse outro post fiz apenas a prova de conceito na protoboard, alimentando um LED através do relé com uma fonte de 5V externa, assim nenhum erro causaria danos físicos (ao MEU físico). O propósito desse post é mostrar o mesmo circuito, agora montado sobre uma PCB ligando uma lâmpada em 125v. […]

  2. […] Para acender uma lâmpada o circuito deverá acionar um relê. Existem alguns shields prontos com relês para arduino e também pequenos relês em circuitos montados, mas se quiser fazer seu próprio circuito para acionar relê, recomendo a leitura deste outro post. […]

  3. […] escolher o método do acionamento, que pode ser por FET (visto nesse post) ou relé (visto nesse […]

  4. […] de modo que você fica com 2 COM, 2 NO e 2 NC. Se não tem intimidade com relés ainda, sugiro esse artigo onde discorro a respeito. Escrevi diversos outros artigos sobre relé, mas esse video é mais […]

Deixe uma resposta