WiFi manager com ESP8266 na IDE do Arduino

Recentemente um companheiro de um dos grupos de tecnologia procurava por um freela para fazer gerenciamento da conexão WiFi através de uma interface web. Como vi que a necessidade era justamente de uma solução pronta, comecei a procurar aqui no site o link para passar a ele e então me surpreendi ao ver que eu não tinha escrito ainda sobre o uso do WiFi Manager com ESP8266. Então, para complementar meu acervo de artigos, resolvi de imediato escrever a respeito.

Se você ainda não adicionou suporte ao ESP8266 na IDE do Arduino, sugiro esse outro artigo a respeito.

WiFi manager com ESP8266

A configuração inicial é simples demais e você pode implementar suas rotinas posteriormente sobre o próprio sketch de exemplo.

Instalar a biblioteca





A biblioteca que você precisará se chama WiFiManager e já é bastante madura e está disponível para instalação através do menu Sketch -> Include Library -> Manage Libraries. Ao acessar a janela de gerenciamento de bibliotecas, digite na caixa de pesquisa wifimanager e de imediato você deverá ver isso:

instalação | WiFi manager com ESP8266
instalação | WiFi manager com ESP8266

Abrir o exemplo AutoConnect

Encontrada a biblioteca, clique em Install. A partir de então você já terá o exemplo de uso disponível no menu Files -> Examples -> WiFiManager, onde sugiro que inicialmente experimente o AutoConnect. Esse exemplo contém o seguinte código:

Como você pode ver, existe a opção de configurar o modo AP para um IP de sua escolha. Se não existir uma configuração prévia gravada (e não haverá de imediato), então ele cria a conexão chamada “AutoConnectAP”, que você pode mudar para o nome desejado alí na linha wifiManager.autoConnect(“AutoConnectAP”). Se você estiver monitorando pela serial, deverá ver o print da última linha antes da função loop().

Conectar ao AP e iniciar a configuração

Por padrão, a rede AP criada utilizará o tradicional IP 192.168.4.1, cujo endereço deverá ser acessado no browser logo após você estabelecer a conexão com seu ESP8266, que deve aparecer na sua lista de redes WiFi disponíveis.

AutoConnectAP | WiFi manager com ESP8266
AutoConnectAP | WiFi manager com ESP8266

Depois de conectado você poderá digitar no browser o IP 192.168.4.1 e então verá essa tela:

Tela inicial | WiFi manager com ESP8266
Tela inicial | WiFi manager com ESP8266

Clicando em Configurar WiFi você oberá a seguinte tela:

 

Tela de configuração | WiFi manager com ESP8266
Tela de configuração | WiFi manager com ESP8266

Nela, você pode clicar sobre a rede desejada. Isso fará o preenchimento automático do SSID e você deverá digitar apenas a senha. Se for uma rede oculta, então você pode digitar o SSID também (ou se a lista for extensa demais a ponto de você preferir digitar a rede invés de procurá-la na lista). Após, clique em Save e o programa se encarregará de tentar a conexão. Se houver uma falha na tentativa de conexão, não se preocupe, basta reconectar no modo AP. Quando você clicar em Save, a seguinte tela será exibida:

Tela final | WiFi manager com ESP8266
Tela final | WiFi manager com ESP8266

WiFi Manager com ESP32

Até a data de publicação desse artigo ainda não é possível utilizar essa biblioteca com ESP32; até há pouco, sequer o webserver funcionava no ESP32. No estado atual, existem algumas incompatibilidades relacionadas ao servidor DNS, mas parece que tão logo isso esteja resolvido, teremos um porte dessa biblioteca.

Video do processo

Apesar de não ser necessário para você que leu o artigo, fiz um video rápido do processo para quem ainda ficou com dúvidas ou para quem só acompanha a partir do canal Do bit Ao Byte Brasil no Youtube. Veja a logo após as estrelinhas que você pode gentilmente avaliar o artigo:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (118 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

 

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.