Webserver com MicroPython para acionar relé

Há alguns artigos recentes escrevi sobre a board Yunshan vendida pela MASUGUX. Dando uma bisbilhotada nos produtos, acabei passando pela própria board e vi em um dos comentários alguém perguntando se “a interface está em português”. Como escrevi nesse artigo, não, a interface do firmware original não está em português, mas você pode pedir pro pessoal da MASUGUX colocar o firmware MicroPython pra você e inserir esse pequeno e simplório webserver que escrevi baseado em outros 2 códigos que tinham propósitos totalmente diferentes. Não sou programador javascript, mas tive que me lascar por 4 horas procurando como manipular esses dados em Python, recebidos de alguma forma de uma interação com javascript. Só estou citando isso porque você provavelmente não encontrará nada pronto e fiz questão de escrever esse webserver com micropython para quem não pretende utilizar MQTT e quer ter acesso direto, tanto do celular quanto do browser do notebook/PC.

Firmware MicroPython





Como já citado em outros artigos, você pode baixar tanto esse server quanto o firmware do MicroPython que eu mesmo compilei diretamente no github do projeto criado para a MASUGUX. Você precisa fazer uma série simples de passos aqui (clique sobre o tópico para ir ao artigo que lhe tirará toda e qualquer dúvida sobre o respectivo procedimento):

Antes que você inclua-o em algum dos scripts de inicialização, faça um breve teste. Pressupondo que você já o enviou para o ESP8266 com MicroPython e habilitou o WEBREPL, você pode agora abrir no browser ou na serial (clique em “habilitar o WEBREPL” para saber como acessar o console pelo browser). Escolha sua forma preferida e então estando no console, digite essa sequência:

Você verá uma mensagem como essa imagem abaixo.

mensagem do servidor iniciando | webserver com micropython
mensagem do servidor iniciando | webserver com micropython

Agora basta abrir um browser no endereço que você definiu para o ESP8266 ou, se deixou por DHCP, descubra o IP e então abra-o no browser.  A interface tem “-2” de beleza, mas funciona.

interface com o usuário | webserver com micropython
interface com o usuário | webserver com micropython

Webserver com micropython e CSS

Não que seja um produto para competir com a Microsoft, mas dei um tapa na interface pra testar o uso de CSS. Design não é minha especialidade.

Uma pitada de CSS | webserver com micropython
Uma pitada de CSS | webserver com micropython

Personalizar a interface deve ser simples, não sei. Mas do jeito que está você pode abrir no celular ou no PC/notebook, tanto faz!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (466 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

 

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do bit Ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Projetos Arduino e Eletrônica – https://www.facebook.com/groups/projetosarduinoeletronica/

ESP8266 BR – https://www.facebook.com/groups/ESP8266BR/

Próximo post a caminho!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

2 comentários em “Webserver com MicroPython para acionar relé

Comentários estão encerrados.