MIPS

VoCore e sua fantástica câmera USB Full HD

Estava com saudade de brincar com MIPS, lembrei então que ainda não havia escrito sobre a câmera da VoCore. E enquanto as pessoas estão tomando ciência agora da Onion Omega (cuja board MIPS já escrevi diversos artigos), resolvi voltar a comentar sobre a VoCore, que é uma fantástica board MIPS rodando a 580MHz – muito mais do que a maioria dos roteadores wireless residenciais. E mais fascinante, ela é 300Mbps.

Você pode conectá-la diretamente ao computador pela porta USB e interagir com o Linux embarcado através do console, por exemplo. Se você ainda não leu a respeito dessa belezinha de 1 polegada, sugiro que veja a introdução aqui e aqui. Nesse artigo vou ser muito breve em escrever e vou deixar um video um pouco longo, mas depois que enjoar de assistir, pule para 13:48 e veja a câmera da VoCore em ação.

Essa board é ideal para fazer robôs inteligêntes, porque seu consumo a pico é de 450mA, permitindo o uso de visão computacional e interação remota, uma vez que ela possui 40 pinos de GPIO, várias UARTs, SPI, I²C e é diminuta.

Câmera USB Full HD

No video mostro o acesso à board por SSH e discorro um pouco a respeito do sistema de arquivos, gerenciamento de pacotes, firewall, acesso à interface WEB e mostro ao final do video a streaming de video com sua câmera própria, com lente grande angular.

No momento em que está se popularizando a Onion Omega (tem “diversos” artigos sobre a Onion Omega no site, vá à caixa de pesquisa e divirta-se), não poderia deixar essa board cair em esquecimento, afinal, as MIPS estão cada vez mais incríveis (tome por base a Carambola).

Aproveito pra informar que os artigos estão mais dispersos porque estou focando em criar projetinhos, afinal, site pra ficar falando de teorias tá cheio por ai!

Onde comprar?

Você pode adquirir a sua baratinho, na VoCore.io, na versão 1 e na versão 2, além da câmera ou partes modulares.

 

No video também estou fazendo um “jabá” sem querer pro laxante infantil, recomendo pra quem tiver filho pequeno com intestino teimoso.

O ministério da saúde adverte: Não use medicamentos sem consultar um médico (exceto faça parte do projeto maker).

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!