GeralIoTLinuxMIPS

VoCore 2 Ultimate – Sua casa enfim, bonita e com WiFi

VoCore 2

Com certeza a maioria (não absoluta) das pessoas que tem internet em casa, usam wifi, não é mesmo? Um roteador DLINK, LINKSYS etc. Mas vamos falar a verdade, com toda a franqueza; não importa o quão bonita e arrumada seja sua casa, o roteador wifi estará lá pra enfeiá-la. Pois é, esse post não é focado exclusivamente em nerds, mas em todas as pessoas que utilizam internet, porque o que vós apresento, senhoras e senhores, nerds e nerdas, é o VoCore 2 – esse minimalístico roteador wireless que vai fornecer conexão wifi em sua casa sem que seja visto! Repare na foto que seu tamanho é inferior a 4 teclas do notebook!  E quer saber o que mais ele tem de vantagem além do tamanho? Então vamos lá!

Preço da VoCore 2





Preço é a primeira coisa que vem na cabeça da maioria das pessoas e essa é a primeira alegria que você terá; 1 8    d ó l a r e s por essa jóia, se você for maker. Se quer o produto prontinho pra colocar na sua casa como está esse da foto, 50 Donalds, sem custo de envio!

Onde comprar?

A venda é direta com o fabricante (o que justifica o baixo custo) e pode ser comprado em VoCore.io.

Disponibilidade

É importado, como você pode notar, mas é facilmente acessível e a compra pode ser feita por cartão ou PayPal, ou seja, não tem razão para você não comprar o seu!

Economia

Outra vantagem será a economia de energia, porque essa belezinha trabalha em tensões padrão para IoT como o próprio 5V da porta USB, ou seja, você poderá ligá-lo à USB da sua TV smart se desejar, ou então a qualquer carregador de celular sem se preocupar! E seu consumo? – Extremamente baixo; se você não é nerd, não se preocupe com esse descritivo, mas ele funciona em 5V@450mA, que dá 2.25Wh. Pra você ter uma ideia do que isso representa, seu smartphone consome até 10Wh. Seu roteador doméstico pode chegar a 12Wh que hoje na bandeira verde representa R$2,09. Pode não parecer muito, mas considere todas as horas que você não está usando está pagando pela energia consumida. Já com o VoCore 2 você gastará R$ 0,39 na tarifa de hoje!

Beleza

Sua casa é seu lugar sagrado. Tudo bem, a tecnologia invadiu nossas vidas de maneira súbita, mas nem por isso precisamos sacrificar a leveza de nossa decoração. Veja só:

Encontre o VoCore 2
Encontre o VoCore 2

De frente (olhando para a TV) você sequer o veria, exceto assistisse TV com a luz desligada, então o charmoso rosa resplandeceria sob a prateleira sobre a TV.

E se você é do tipo que gosta de exibir tecnologia, faça seus amigos babarem ao ver toda essa tecnologia em um dispositivo tão pequeno!

Nível nerd I – Por dentro

Por dentro esse dispositivo segue os mesmos princípios do VoCore I descrito nesse outro artigo, vale muito a pena você ler caso seja nerd.

Conheça a MIPS VoCore 1

No âmago da board VoCore  você encontrará um Linux montado pelo SDK OpenWRT, com todo o descritivo necessário para você compilar seu próprio firmware, descrito nesse artigo.

Instalando em sua casa

Não dá pra ser mais simples e você não precisa nem de técnico  para isso. Primeiramente, conecte o cabo do roteador internet que chega em sua casa, seja NET, Speedy ou outro qualquer. Depois simplesmente conecte o cabo micro USB de um carregador de celular ao micro USB do seu VoCore 2. Essa é toda a instalação física. Simples ou não?




Para fazer a configuração wifi, não precisa de nenhum especialista, basta seguir o tutorial de acesso ao dispositivo descrito no artigo supracitado, ou mais uma vez referenciando, clique aqui.

Resumindo, essa é a melhor opção e a de menor custo no final das contas, já que não lhe penalizará com custos de energia consumida sem utilização e não afetará a beleza do seu lar!

Nível nerd II – O próximo artigo a respeito

E que tal essa micro-belezura fazendo detecção facial, apenas por brincadeira? Claro, você pode fazer coisas mais elaboradas com OpenCV, como acender a lâmpada da sua casa através de gestures. E por acaso também tenho a câmera da VoCore, que mostrarei seu funcionamento e um face detection com OpenCV em um próximo artigo, é só seguir-nos deixando seu email alí na caixa da direita no nosso newsletter (jamais você receberá spam, fique tranquilo) e/ou curtindo nossa página no facebook, que você encontra a referência aí na coluna da esquerda.

Nível nerd III – Características de hardware

Deixei para o final dessa vez para cativar leitores comuns, mas não poderia deixar de citar as características de hardware.

Trata-se de uma board MIPS praticamente cúbica de 30mm, funcionando a 580MHz (que é mais que qualquer outra MIPS!!!!). Tem uma quantidade incrível de memória DDR 2; 128MB@166MHz! Todos os números impressionam. Mantenha baixo o seu batimento cardíaco porque tem mais – 16MB de memória NOR onboard com suporte a SD de até 2TB!

Eu já dormiria sorrindo somente com essas informações, mas não dá pra dormir sem contar que a velocidade do WiFi é de até 300Mbps. Ela possui um slot para antena e uma antena onboard, que é o suficiente para o interior de um apartamento pequeno. Achou pouco?! Ok, prepare-se.

  • 40 pinos de GPIO
  • 3 UARTs
  • 4 PWM
  • 4 canais ADC
  • 1 canal DAC
  • áudio recording e play.
  • Console USB-TTL
  • Alimentação entre 3.6V e 6V.
  • 74mA de consumo em standby e 230mA em pico de utilização a 5V

Se você não sentiu nada até esse momento, procure um médico porque você está em fase de transição para a depressão!

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Projetos Arduino e Eletrônica – https://www.facebook.com/groups/projetosarduinoeletronica/

ESP8266 BR – https://www.facebook.com/groups/ESP8266BR/

Próximo post a caminho!

One comment

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: