Programação

Tutorial de QT em português

visualizador gráfico

Há poucos dias iniciei videos tutoriais de QT, mas de uma maneira diferente. Invés de ficar falando e falando sobre cada um dos detalhes da interface, resolvi fazer tutoriais práticos e discorrer a respeito dos recursos conforme forem sendo utilizados. Assim sendo, iniciei o tutorial com um “hello world” (que não poderia faltar) e segui para o primeiro projeto – comunicação serial para ler dados de qualquer dispositivo conectado por UART.

É provável que você não conheça o Qt, então permita-me apresentá-lo.

O Qt é um framework de C++, já bastante conceituado. O KDE ( K Desktop Environment) foi criado em Qt. Milhares de programas para Linux são feitos em Qt.

Existem algumas formas diferentes de programar em Qt, inclusive é possível utilizá-lo para escrever janelas utilizando o Python como backend, mas prefiro programar nativamente em Qt porque a simplicidade que ele oferece me dá segurança o suficiente para isso.

Há muitos anos eu tinha um sistema operacional que desenvolvi para clonagem, cuja interface gráfica (após alguns anos de uso do Dialog) passou a ser Qt. Não tinha servidor gráfico, eu executava o programa diretamente no frame buffer da placa de video, de modo que o sistema operacional completo, com interface gráfica, tinha 17MB. No youtube tem um video que um usuário do sistema fez.

Há algum tempo criei também um sistema operacional para cadeia de custódia (que em algum momento vou liberá-lo para uso gratuito) e nesse, tive o orgulho de ser o primeiro a embarcar o servidor gráfico Wayland. O programa que desenvolvi para cadeia de custódia também foi feito em Qt. O artigo relacionado ao sistema é esse. No artigo você encontra esse video ao final:

Lhe convido a visitar nosso canal no Youtube e conhecer melhor o Qt, acredito que seja uma excelente opção para interagir com dispositivos embarcados através de diversos protocolos, além de que o Qt é multiplataforma e seu código escrito em Windows rodará no Linux, no MAC e no Android. Fora isso, também dá para cross-compilar, de modo que você poderá rodar seus programas em ARM, como o Raspberry Pi, Odroid e afins.

Nos encontramos lá?

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/

Sistemas Eletrônicos – https://www.facebook.com/groups/544679592355388/

Projetos Arduino | Eletrônica – https://www.facebook.com/groups/projetosarduinoeletronica/

ESP8266 e ESP32 – https://www.facebook.com/groups/ESP8266BR/

ARM Brasil – https://www.facebook.com/groups/508153815944410/

MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!