Teclado matricial 4×4 com Arduino

Enquanto estou empenhado em um projeto bacana, incluindo uma biblioteca bem elaborada, resolvi escrever um artigo breve para dar um “alô”, já que há vários dias que não escrevo nada, então, vamos de teclado matricial 4×4 com Arduino.

Hoje vou deixar o código desse keypad ou, teclado matricial 4×4 com Arduino.

Como utilizar o teclado matricial 4×4 com Arduino?

Um teclado matricial relaciona o eixo X com o eixo Y e emite um sinal dessa combinação. Na verdade, um circuito é fechado e  isso corresponde a uma posição na matriz, não há inteligência alguma nessa matriz, por isso todos os cuidados ficam por conta do programador.

Onde comprar o teclado matricial 4×4?

Recomendo fortemente a aquisição desse teclado com a Fulltronic, que vende pelo Mercado Livre. O preço é muito bom e o produto também. É resistente a água e tem adesivo no flat cable e atrás da matriz, por isso fica fácil grudar em quase qualquer superfície.

Por que um artigo sobre o teclado matricial 4×4 com Arduino?





Bem, acho que vou repetir o artigo com ESP8266, utilizando um PCF8574 para expandir os GPIO. Se não conhece ainda o PCF8574, recomendo esse outro artigo sobre sua utilização com ESP8266. Mas se você procurar alí na loop no topo direito da página, vai encontrar artigos de sua utilização inclusive com Raspberry Pi, já escrevi vários artigos sobre ele. Mas enfim, o motivo que me levou a escrever esse artigo é na verdade o próximo projeto, que será simples, mas bem bacana; um cofre com  Arduino. Acredito que no terceiro artigo eu já publique o projeto especial que estou trabalhando nele agora.

Wiring

A imagem não é minha, encontrei em uma pesquisa no google images, que me levou a uma imagem no Mercado Livre. Eu fiz o wiring baseado nessa imagem, com resistores de 330Ohms invés de 220Ohms, como mostrado na imagem. Não que eu queira ser do contra, mas realmente não tenho resistores de 200Ohms à mão. De qualquer modo, com 330Ohms funcionou perfeitamente.

teclado matricial 4x4 com arduino
teclado matricial 4×4 com arduino

Código

Passei uns 20 minutos descobrindo as posições e imaginando um código razoavelmente bom. Vou colocar o código comentado abaixo.

Como você pode ver, é simples fazer a interação com a matriz e utilizar uma matriz bi-dimensional para estabelecer os valores para cada tecla reduz bastante o código, porque assim você não precisa escrever um monte de condicionais para selecionar o valor a exibir. O resultado ao pressionar cada tecla (como esperado) é esse:

teclado matricial 4x4 com Arduino
teclado matricial 4×4 com Arduino
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (52 votes, average: 4,10 out of 5)
Loading...

 

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.