MIPS

Subir sketch na dock Arduino do Omega, sem cabos

Omega2 e dock Arduino

“Lá vem mais uma placa compatível com shield Arduino” – você pode pensar. Mas não, dessa vez não é isso. Eu mesmo pensava que era assim, pra dizer a verdade. Mas foi só até olhar para a dock e ver que lá estava um ATmega328P diretamente na dock. Sério, o Omega2 com dock Arduino vem com o “Arduino”. Agora o mais legal; para gravar nesse “Arduino Onboard” não precisamos nem de cabos. Além disso, você pode (obviamente nesse caso) usar shields Arduino, afinal, você tem um “Arduino” na dock e todas as bibliotecas compatíveis com Arduino poderão ser utilizadas!

O ATmega328P é o mesmo microcontrolador do Arduino UNO, de modo que comprando um Onion Omega2 e um dock Arduino, você terá todos os recursos do Arduino mais os recursos do Omega2. Ficou claro? Me repeti de propósito, porque eu mesmo quase não acredito!

Detalhes do Onion Omega




Não vou repetir o que já escrevi em artigos anteriores, então vou deixar o link dos artigos relacionados ao Omega e você lê no momento que achar viável.

Omega2 – Segunda placa MIPS da família Omega

Omega – Interface de gerenciamento

Omega – Um avanço com OpenWRT

Compilar programas para Omega

Omega – O mega MIPS e seu módulo relé

Braço robótico com Omega e MQTT

MQTT com Omega

Display OLED do Omega

Instalar e usar Python na Omega

Onde comprar

Não é muito fácil achar, mas na UsinaInfo você encontra ambos, o Omega2 e a dock Arduino.

Sketch na dock Arduino do Omega

Como você pode ver nas referẽncias anteriores, já escrevi diversos artigos sobre a Onion Omega em sí, mas hoje quero mostrar algo diferente, que são os recursos agregados à Onion Omega2 quando utilizando a dock Arduino. A grande vantagem disso é que você pode programar em seu computador e enviar remotamente como se fosse OTA. Do mesmo modo, transferindo uma atualização de programa para o Onion Omega através de SCP. Vamos ao procedimento.

Preparando a IDE do Arduino

Esse procedimento funciona bem na versão 1.8.0 da IDE do Arduino, não testei com outras versões, mas acredito que não deva ter problemas.

A primeira coisa a fazer é adiciona a referência à sua lista de boards da IDE do Arduino. Abra File > Preferences e adicione a seguinte URL:

Agora vá em Tools > Boards > Board Manager e digite “onion”:

sketch na dock Arduino do Omega
sketch na dock Arduino do Omega

Preparando a Omega

Na Omega2 também precisaremos instalar um pacote. Como já citado em artigos anteriores, o OpenWRT tem um gerenciador de pacotes também, que é o opkg, bastante parecido com o apt do Debian.

Tendo sua Omega2 já conectada à dock Arduino, conecte-a ao computador e ligue-a. Depois disso, conecte-se a ela através de sua rede WiFi ou, se já a colocou em sua rede doméstica, simplesmente acesse-a, seja por ssh ou através do browser. Esses procedimentos estão descritos nos artigos anteriores, inclusive tem video. Mas para a Onion Omega 2, a senha padrão é 12345678. Configure-a para conectar-se à sua rede para que seja possível instalar programas.

Depois de conectado, instale o pacote arduino-dock-2:

Optei por acessar o console pelo browser:

sketch na dock Arduino do Omega
sketch na dock Arduino do Omega

Subindo o primeiro sketch para a dock

Agora na IDE do Arduino, vá em Tools > Board e selecione Onion Arduino dock. Na seleção de porta, escolha a referência ao seu Omega. Agora suba o sketch. No exemplo, estou subindo o blink.

Quando for solicitada a senha, digite onioneer. Após subir o sketch, o LED azul onboard começará a piscar.

Não é fantástico? Então espere para ver o próximo artigo, fazendo a comunicação do Omega com esse ATmega328P pela serial, da forma mais incrivelmente simples que se pode imaginar!

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!