ArduinoDIY

Simulador de circuito para Arduino

Simulador de circuito | Do bit Ao Byte

Vi algumas pessoas que desejavam entrar no mundo da eletrônica digital, mas ainda não possuiam sua plaquinha Arduino. Também tem casos de pessoas com preguiça de montar o circuito pra fazer testes (meu caso), então procurei um simulador para quebrar um galho com testes rápidos e acabei achando esse simulador de circuito para Arduino online e gratuito, da Autodesk. Minha opinião pessoal é que, apesar de ainda limitado (porque convenhamos, não é nada simples implementar uma lógica dessas) é bastante satisfatório.

O teste real que eu precisava fazer era em relação a um display LCD 16×2 utilizando pino a pino do display invés de utilizar um módulo PCF8574 para display e fiquei bastante contente, é simples e rápido. Inclusive, fiz um teste para dar crash no circuito e realmente ele simula o problema também (fiz como queimar um LED comum e também curto no display). Mas tem mais coisas interessantes.

Simulador de circuito





Para experimentar esse simulador de circuito (ou assim como eu, passar a utilizá-lo) você só precisa acessar o site circuits.io, criar uma conta e usar. Ele tem um editor de código, uma lista de componentes e o start da simulação, bastante gracioso, por sinal. Quando iniciado, o cabo USB se conecta ao Arduino, energizando virtualmente o circuito, é bem divertido.

A minipulação é bastante semelhante ao Fritzing, de modo que se você já o utiliza, será imediatamente produtivo com esse simulador de circuito da Autodesk.

Repare na imagem do artigo 2 coisas importantes:

  • Não estou controlando o contraste do display, por isso ele está bastante escuro sob o texto impresso.
  • A simulação nesse simulador de circuito está escura porque não liguei o LED de background (os últimos 2 pinos).

De qualquer modo, depois desse artigo não tem mais desculpa pra não brincar com simulação, ou ainda, executar testes prévios, certo?

Nos componentes você encontrará resistores, LEDs, diodos, potenciômetros, botões e muito mais. Tem keypad, DIP switches, relés, transistores e alguns shields, além do Arduino Uno, Micro e ESP8266 (pelo visto, o ESP8266 funcionando apenas com comandos AT). Motores, servos e sensores também tem aos montes, além de diversos CIs. Tem também o botão de upload, mas acredito que só funcione em Windows, uma vez que tentei subir o código diretamente do browser e não obtive sucesso.




Esse display também será utilizado no projeto do dispenser de água e não será utilizado com o I²C, dessa vez vamos utilizá-lo da maneira mais convencional, mas se quiser ver a conexão desse display utilizando um PCF8574, veja esse artigo.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (144 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

 

Vá até o final da página e veja se os artigos relacionados lhe interessam.

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do bit Ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Projetos Arduino e Eletrônica – https://www.facebook.com/groups/projetosarduinoeletronica/

ESP8266 BR – https://www.facebook.com/groups/ESP8266BR/

Próximo post a caminho!