Simulador de circuito para Arduino

Vi algumas pessoas que desejavam entrar no mundo da eletrônica digital, mas ainda não possuiam sua plaquinha Arduino. Também tem casos de pessoas com preguiça de montar o circuito pra fazer testes (meu caso), então procurei um simulador para quebrar um galho com testes rápidos e acabei achando esse simulador de circuito para Arduino online e gratuito, da Autodesk. Minha opinião pessoal é que, apesar de ainda limitado (porque convenhamos, não é nada simples implementar uma lógica dessas) é bastante satisfatório.

O teste real que eu precisava fazer era em relação a um display LCD 16×2 utilizando pino a pino do display invés de utilizar um módulo PCF8574 para display e fiquei bastante contente, é simples e rápido. Inclusive, fiz um teste para dar crash no circuito e realmente ele simula o problema também (fiz como queimar um LED comum e também curto no display). Mas tem mais coisas interessantes.

Simulador de circuito





Para experimentar esse simulador de circuito (ou assim como eu, passar a utilizá-lo) você só precisa acessar o site circuits.io, criar uma conta e usar. Ele tem um editor de código, uma lista de componentes e o start da simulação, bastante gracioso, por sinal. Quando iniciado, o cabo USB se conecta ao Arduino, energizando virtualmente o circuito, é bem divertido.

A minipulação é bastante semelhante ao Fritzing, de modo que se você já o utiliza, será imediatamente produtivo com esse simulador de circuito da Autodesk.

Repare na imagem do artigo 2 coisas importantes:

  • Não estou controlando o contraste do display, por isso ele está bastante escuro sob o texto impresso.
  • A simulação nesse simulador de circuito está escura porque não liguei o LED de background (os últimos 2 pinos).

De qualquer modo, depois desse artigo não tem mais desculpa pra não brincar com simulação, ou ainda, executar testes prévios, certo?

Nos componentes você encontrará resistores, LEDs, diodos, potenciômetros, botões e muito mais. Tem keypad, DIP switches, relés, transistores e alguns shields, além do Arduino Uno, Micro e ESP8266 (pelo visto, o ESP8266 funcionando apenas com comandos AT). Motores, servos e sensores também tem aos montes, além de diversos CIs. Tem também o botão de upload, mas acredito que só funcione em Windows, uma vez que tentei subir o código diretamente do browser e não obtive sucesso.




Esse display também será utilizado no projeto do dispenser de água e não será utilizado com o I²C, dessa vez vamos utilizá-lo da maneira mais convencional, mas se quiser ver a conexão desse display utilizando um PCF8574, veja esse artigo.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (144 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

 

Vá até o final da página e veja se os artigos relacionados lhe interessam.

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do bit Ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Projetos Arduino e Eletrônica – https://www.facebook.com/groups/projetosarduinoeletronica/

ESP8266 BR – https://www.facebook.com/groups/ESP8266BR/

Próximo post a caminho!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.