Linux

Programar com Arduino

No artigo anterior montamos a estrutura física para fazer um led piscar. Agora vamos programar com Arduino a inteligência e depois veremos o resultado final em um video.

E para programar com Arduino…

A primeira etapa é conhecer o ambiente de desenvolvimento. O ambiente de desenvolvimento pode ser baixado em http://arduino.cc/en/Main/Software, bastando escolher a sua plataforma operacional (Windows, Linux ou MAC).
Em Linux, após baixar o pacote, deve-se extraí-lo:
tar zxvf arduino-0022.tgz

Entrar no diretório:
cd arduino-0022

E executar o binário:
./arduino

Em Windows, deve-se extrair o pacote zip. Para tal, clique com o botão direito sobre o pacote e opte por extraí-lo.
A execução colocarei como atualização desse post, porque estou baixando o pacote nesse momento e o executarei a partir do Wine para poder descrevê-lo.

IDE para programar com Arduino
IDE para programar com Arduino

Esteja com o Arduino ligado à USB antes de abrir o ambiente de desenvolvimento. Após a execução do programa, será vista uma janela assim:

Selecione o modelo de sua placa Arduino em Tools –> Board –> Arduino Uno.

O primeiro botão redondo da janela (com um triângulo dentro) é para compilar o código – ou seja, ele transformará seu código fonte (o que for digitado dentro da janela) em um arquivo com dados binários. Posteriormente, deve-se então colocar esse arquivo binário dentro do Arduino, bastando para isso que se clique na seta que aponta para a direita. Ao encostar nesse botão, aparecerá escrito a palavra ‘Upload’.

Existe um formato para se programar para Arduino, sendo que como linguagem de programação utilizaremos C.

O formato é a divisão em dois blocos: setup e loop.

Setup
Nesse bloco definiremos a configuração de pinos, variáveis de ambiente, etc.

Loop
A tradução de loop é ‘laço’. Isso quer dizer que a execução do código contido nesse bloco será executado infinitamente pelo Arduino.

Antes mesmo de iniciarmos aulas de programação, vamos concluir o nosso projeto de piscar o led, com o exemplo de código.
Quando se vai iniciar um programa, a primeira fase é o planejamento. Então, vamos planejar como o led vai piscar:
– Queremos utilizar o pino 13.
– Esse pino deverá emitir voltagem para acender o led
– Queremos que ele pisque 1 segundo e fique apagado um segundo, infinitamente.

Agora que planejamos o nosso primeiro projeto, vamos ao código. Não se preocupe com o entendimento do código em si, pois isso será visto mais adiante quando entrarmos em programação:

 

Para melhor entendimento do código, essa imagem abaixo mostra o fluxo do programa. Esse tipo de desenho é chamado fluxograma:

Como se pode ver, após o setup inicia-se o laço. Quando termina o bloco de código do laço, o fluxo se reinicia.
O fluxo é indicado pelas setas; é algo como um encanamento e as setas indicam o sentido do fluxo dos dados.

Terminado o código, basta agora compilar e inserir o programa no Arduino.
– Clique no primeiro botão da interface
– Clique no botão com a seta a direita após concluída a compilação.

Quando aparecer escrito ‘Done’, Você poderá ver o resultado. Gostaria de colocar um video da compilação, mas não foi possível Porém, nada mais do que dois cliques com o código descrito nesse post.

Aqui, apenas o vídeo do LED de auto-brilho piscando:

Esse LED ficará piscando sem parar, mas é possível fazê-lo piscar apenas algumas vezes e parar, ou mudar a intermitência, fazê-lo reagir sob condições especificas com auxílio de sensores, etc.

A partir do próximo post iniciaremos uma introdução a programação C para podermos dar continuidade aos tutoriais e introduziremos o uso de um potenciômetro (de 10K), para aumentar ou reduzir o intervalo do LED. Com esse tutorial você já viu todos os passos básicos necessários para iniciar um projeto. Posteriormente aumentaremos a complexidade adicionando componentes, sensores e código.