ESP32

Placa de desenvolvimento para ESP32

placa-de-desenvolvimento-para-esp32

Primeiramente, essa é uma placa de desenvolvimento para ESP32 de uso profissional, mas também pode ser utilizada por makers. Eu explico o porquê.

Placa de desenvolvimento para ESP32



Para desenvolvimento, antes de acoplar o ESP32 na board final, pode ser necessário fazer testes (e dificilmente não é necessário). Invés de ter um ESP32 já na board, simplesmente acoplamos o ESP32 à placa de desenvolvimento e programamos. Depois é só “destacar” o ESP32 da placa de desenvolvimento e soldar no circuito. Outra vantagem é que o ESP32 já pode ser guardado gravado, para depois fazer a soldagem em série, o que é muito melhor que desconectar e conectar o cabo montes de vezes!

Para makers

Para os makers, é muito mais barato colecionar apenas os ESP32 e ter seus programas gravados para cada situação. E é o que farei a partir de agora, vou colecionar meus ESP32 e etiquetá-los, cada um com seu propósito!

Recursos

Placa de desenvolvimento para ESP32
Placa de desenvolvimento para ESP32

O que permite essa aplicação é o projeto muito bem feito do ESP32, que possui um acabamento chamado “castellated”, que é esse monte de curvinhas na borda dos pinos, que fazem lembrar o topo de um castelo. Como essas curvas são metalizadas no ESP32, foi possível criar essa board de desenvolvimento “plug&play”. E essa board é linda demais! Além de ter os recursos necessários para entrar em modo de gravação, ainda tem um botão de On-Off para ligar e desligar a placa sem precisar desconectar o cabo USB. É justamente para gravar em série!

Os GPIOs estão disponíveis através das barras de pinos em torno do processador. Ela possui uma base de acrílico de 5mm, mais a placa de circuito, o que a deixa bastante alta. No fundo da base tem uma película áspera que garante melhor fixação sobre a superfície em que for colocada, facilitando sua manipulação. Como citei logo no começo, é uma placa de desenvolvimento para profissionais e não tem como se arrepender de uma aquisição dessas, ela impõe respeito.

Se ainda não começou a programar para ESP32, sugiro que dê uma olhada nesse menu, acredito que lhe despertará interesse.

Onde comprar

Essa board pode ser encontrada na CurtoCircuito (clicando aqui mesmo). Como você vai precisar de um ESP32 para encaixar nela, já aproveite e clique aqui. Para esquentar, veja os artigos que já escrevi para ESP32 e divirta-se com essa belezinha.

Nos próximos artigos relacionados vou mostrando mais sobre ela. Abaixo, um video de apresentação:

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!