Arduino

Piscar um LED é o hello world do Arduino

Piscar um LED

Esse exercício possibilitará introduzí-lo à linguagem de programação; chegou a hora de mexer na inteligência do Arduino para piscar um LED.
Primeiro, permita-me apresentar a nossa estrela:

No nosso primeiro exemplo, faremos piscar um led. Esse é chamado o “hello world” da eletrônica digital, sendo que a partir desse exemplo entraremos em programação.

Repare na imagem anterior, no topo. A esquerda o quadrado prata é a entrada USB, a partir de onde alimentaremos o nosso Arduino com a energia de +5v da porta USB, além de fazermos a comunicação para a transferência do programa que fará piscar o LED.

Ainda no topo, a fileira de furos tem a descrição de correspondência ao chip (aquele ‘trident preto’ mais abaixo). Dessa fileira, utilizaremos o furo que corresponde a GND (que significa ‘ground’, ou ‘terra’, em português) e o furo 13, a partir de onde enviaremos um sinal de energia para alimentar o LED.

Na protoboard, ligaremos um fio preto (que representa o terra por padrão), saindo do GND do Arduino com destino ao primeiro furo la fileira do minus (-).

Do pino 13 do Arduino, levaremos um fio vermelho (padrão para +V) até o plus (+) da protoboard.

Assim, teremos a primeira fileira da protoboard com sinal ground e a segunda fileira com +V.

piscar um led
piscar um led

Nas fileiras verticais, colocaremos o LED com uma perna em cada fileira e levaremos até ele o V+ e GND. A regra aqui será simples; fio vermelho na perna mais comprida do LED e fio preto na mais curta. No final, ficará assim:

A estrutura está montada. Agora precisamos programar o Arduino para que ele entenda a tarefa que deverá executar. Faremos isso no próximo post, onde falarei sobre o ambiente de desenvolvimento do Arduino, compilador, linguagem e afins. Em outros artigos mais recentes você poderá ver coisas como o cálculo de resistores, não apenas para LEDs, mas para projetos mais evoluidos que necessitam de maior controle. Dê uma olhada no home do site para ver como estão os artigos hoje.

Até o próximo post!

2 comments

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: