Módulo gerador de frequência com NE555

Às vezes tudo o que você precisa é um temporizador, seja pra acender um LED, tocar um buzzer ou gerar uma interrupção. Por isso, nesse artigo vamos devanear um pouco sobre algumas situações em que um gerador de frequência/temporizador seriam ideais – e até substitutos para uma MCU.

NE555

Já escrevi alguns artigos sobre NE555, que é um CI bastante interessante (e muito antigo) utilizado em muitos circuitos.

Com esses artigos já dá pra ver o poder desse pequeno CI.

Aplicações

E as aplicações são inúmeras, mas existem muitos casos que os makers fazem temporização utilizando uma MCU, seja pra piscar LEDs, gerar sons ou coisas similares. Quanto a gerar uma interrupção externa, é uma ótima maneira de evitar a utilização de delays dentro da MCU, ainda que utilizando ISR.

Controles





Os controles são feitos a partir de capacitores e potenciômetros, de forma a permitir um ajuste fino. Clicando nos links supracitados você poderá ver os videos das respectivas propostas – e ver também o circuto. Repare nos circuitos principalmente; são mínimos, mas ainda assim ocupam espaço, precisam ser devidamente soldados (ainda mais se para utilização em projetos finais). É nesse ponto que entram os módulos geradores de frequência prontos.

Módulo gerador de frequência

O módulo gerador de frequência que você vê na imagem desse post é um pouco mais robusto, contando com 2 potenciômetros, 2 capacitores e 4 jumpers. Ele é bastante completo e certamente atende a qualquer necessidade, mas o link que recomendo nesse artigo é de um módulo também disponível na Autocore Robótica, porém mais simples, com apenas 1 potenciômetro. Ambos possuem os pinos de VCC, GND e OUT, e a partir de OUT você pega a resposta da configuração do CI, conforme o ajuste no potenciômetro.

Onde comprar

Esse é um produto de baixíssimo custo e você pode adquirí-lo nesse link da Autocore Robótica.

Repare nos videos dos artigos e divirta-se integrando seu gerador de frequências com seu Arduino, ESP8266, Raspberry, PIC…

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do bit Ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Projetos Arduino e Eletrônica – https://www.facebook.com/groups/projetosarduinoeletronica/

ESP8266 BR – https://www.facebook.com/groups/ESP8266BR/

Próximo post a caminho!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Um comentário em “Módulo gerador de frequência com NE555

Comentários estão encerrados.