EletronicaGeral

Mini painel solar 5V

mini painel solar

Já pensou em utilizar painel solar para brincadeiras ou para projetos? Esse mini painel solar 5V é bem legal, pequeno e funcional. Ele oferece 250mA (com pico de luz) e dá pra brincar com ele até em luz artificial. Antes que você pergunte, sim, dá pra alimentar Arduino com painel solar, porém você deve lembrar-se do consumo. Se um painel não for o suficiente para sua aplicação, você pode adicionar mais painéis solares para somar tensão ou corrente.

Como usar o mini painel solar 5V?

Ele é bastante simples; na parte de trás, você tem a marcação clara dos polos positivo e ground, bastando soldar os fios a ele e então conectar ao alvo. Mas não diretamente; se você quer ter alguma estabilidade na saída, é bom colocar uma fonte step up ou step down, depedendo do número de painéis, tensão ou corrente desejada. Se for utilizar um carregador de baterias, daí sim você pode ligá-lo diretamente ao mini painel solar. No video eu conectei um TP4050, mas não tenho a caixa de baterias para conectar na saída. De qualquer modo, mostro a alimentação entrando nele, é interessante, com pouca luz o mini painel solar já começa a reagir.

Onde comprar o painel fotovoltaico?





Também é o nome que você encontrará, tratando-se do mesmo produto. Esse modelo você encontra nesse link da UsinaInfo, mas se quiser dar uma olhada, você encontra também diversos outros modelos com mais ou com menos tensão/corrente. Dê uma olhada aqui. Também, se quiser um carregador próprio pra conectar a painéis solares, eles tem esse aqui.

Aplicações para painel solar

Obviamente para fazer aproveitamento da energia solar, o ideal é acumular essa energia em baterias, mas você pode brincar com ele para acionar motores DC, acender uma série de LEDs, tocar um buzzer, gerar um sinal em um pino de I/O (digital ou analógico) e assim interagir com outros componentes. E antes que você critique, não é um mega projeto o que mostrarei em video, mas é uma maneira divertida de fazer uso de energia livre.

Tendo o painel certo (ou um conjunto deles), você pode ter uma excelente ferramenta para camping, podendo gerar calor através de resistência e assim acender fogo, ou carregar seu smartphone, alimentar um módulo MP3 para tocar músicas, poupando assim a bateria do celular ou qualquer outra coisa que sua imaginação (ou o painel solar) permitir.

Com 5V@250mA não dá pra fazer uma resistência para gerar calor e assim aquecer água, mas somado a outros painéis seria possível fazê-lo, sem sombra de dúvidas.

Diversos módulos podem ser alimentados com um painel solar, como por exemplo, os sensores do robô seguidor de linha, um keypad capacitivo, um giroscópio MPU650, um módulo gerador de frequências,… oh, wait! Vamos ver como utilizar o painel solar com esse módulo gerador de frequências!

Como utilizar o painel solar com módulo gerador de frequências

O módulo gerador de frequências é baseado em um NE555, um CI “mágico” de várias décadas atrás, mas extremamente útil. Se você ainda não conhecer o NE555, recomendo algumas leituras:

No primeiro, uma agradável explicação sobre o NE555. No segundo, você vẽ um blink no modo astável, no terceiro um metrônomo; um equipamento utilizado para marcação de tempo musical. Eu acho que o mais impactante é a utilização do NE555 para fazer um botão de desligamento da alimentação do Rasperry, tornando-o realmente um computador de mesa, sem a necessidade de ficar tirando o cabo de alimentação para desligá-lo por completo.

Focando no tópico, o teste será feito de uma maneira pouco “ortodoxa”, considerando que estou desprezando a estabilidade do sinal, ligando o módulo NE555 diretamente ao painel solar, mas para essa brincadeira não será necessário homologação da Anatel, IBPAD, nem qualquer órgão de corrupção do governo podre do atual Brasil.

Agora, um video sem muito impacto, exceto pelas minhas falhas. Você vai entender ao que me refiro quando ver o video. Não vale rir.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (412 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

 

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!