Geral

MenuetOS – SO feito em Assembly

MenuetOS

Não costumo escrever sobre esse tema, mas por acaso estava passeando pelo facebook e vi uma referência ao ReactOS, um sistema operacional que tenta funcionar como se fosse uma plataforma Windows. Daí lembrei que há muitos anos (no tempo em que os disquetes eram populares) eu conheci um sistema operacional 100% feito em assembly – o MenuetOS, e era um sistema realmente impressionante. Então resolvi dar uma pesquisda para ver se o encontrava e pasmem; ele roda em 64bits também agora!

MenuetOS





O MenuetOS é um sistema operacional preemptivo de tempo-real escrito inteiramente em assembly. Esse sistema certamente não será um concorrente do Windows, mas é o estado da arte de um sistema operacional. Enquanto alguns de nós tem uma dor imensa pra escrever algumas rotinas em assembly para MCUs, esse maluco escreveu um sistema que ainda inclui recursos interessantíssimos, como suporte a webcam, suporte a até 32 processadores, suporte a até 32GB RAM, webcall (!), suporte a streaming, áudio, suporte a tv-tun e MPlayer (!), TV digital (!) etc.

A resolução de video chega a até 1920×1080. Tem suporte a transparência, drag-and-drop, USB, pilha TCP/IP, servidores de diversos tipos e muito mais!

Veja um pouco dos screenshots do sistema e apaixone-se.

Como fazer um ISO do MinuetOS

Para matar a saudade, baixei os arquivos necessários  e montei um iso, então utilizei o QEmu para fazer o boot. Para montar o iso, faça o seguinte:

Baixe a imagem de disquete na sessão Downloads, descomprima-a e concatene-a com o setor de boot do CD:

Instale o QEmu para poder brincar com o ISO:

E para executar a ISO, utilize o comando:

Dá pra brincar bastante com esse sistema, seria ótimo tê-lo migrado para ARM e assim rodá-lo Raspberry e afins. Mas enquanto isso,  qualquer máquina simplória consegue executá-lo agora, com excessão de algumas BIOS.




Se resolver gravar um CD de boot, o programa de gravação deve reconhecer o formato ‘el-torito’. A imagem de boot não inclui suporte ao sistema de arquivos ISO9660. Não me parece trivial descompilar o sistema (aliás, sugiro que dê uma olhada nesse artigo sobre extração de firmwares), mas algumas coisas tem código e docmentação disponível no site do projeto. Agora dê uma apreciada no video.

Vá até o final da página e veja se os artigos relacionados lhe interessam.

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do bit Ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Projetos Arduino e Eletrônica – https://www.facebook.com/groups/projetosarduinoeletronica/

ESP8266 BR – https://www.facebook.com/groups/ESP8266BR/

Próximo post a caminho!