MIPS

Instalar Python na Omega

Omega2 e dock Arduino

Não há dúvidas que a maneira mais simples de programar para a Onion Omega é utilizando Python. Mas para isso, é necessário instalar alguns pacotes para cada funcionalidade desejada. Esse artigo é um pequeno conjunto de dicas para que as coisas funcionem sem problemas e uma demonstração de como instalar Python na Omega.

O Omega não aparece na lista de conexões disponíveis do WiFi

Se isso acontecer, desative e reative a conexão WiFi do seu computador e o Omega deverá aparecer no primeiro scan feito pela sua interface. Acredito que isso esteja mais para um bug no Debian (ou no wifi manager do KDE), mas de qualquer modo, se acontecer, já sabe o que fazer.

Senha do WiFi no Omega

Quando você ligar seu Omega, vai ver algo como Omega-ABCD, que é o identificador da board seguido pelos últimos 4 Bytes do MAC. A senha padrão é 12345678.

Login




Acesse a board pelo browser e faça o setup. O usuário padrão é root e a senha padrão é onioneer. No primeiro boot ele fará uma atualização de firmware. O processo é um pouco demorado.

Conectar o Omega à nuvem

Se quiser gerenciá-lo remotamente, você conta com esse recurso durante o próprio setup. Eu prefiro minimizar os riscos de invasão, então eu simplesmente salto esse passo.

Navegação

Se você conectá-lo à sua rede WiFi, não ficará sem acesso à Internet ao conectar-se a ele. Isso porque ele adiciona um conjunto de regras de firewall para permitir que você continue navegando. Além disso, ele roda por padrão um DHCP server e um servidor DNS, de modo que você não precisará configurar nada e provavelmente terá uma resolução de nomes mais rápida; isso representará também uma melhora no carregamento de páginas, como você poderá perceber.

Primeiro passo: atualize o repositório

Se você não fizer isso, instalará pacotes desatualizados. Sempre preceda uma instalação com o comando opkg update.

Factory

Não se preocupe com a bagunça. Depois você pode voltar tudo como era antes. Para isso, você tem 3 opções; apertar o botão de reset por 10 segundos, ou executar o comando firstboot -y, ou através do browser, no menu Settings > Factory Restore.

Pagina inicial não carrega mais

Eu não sei se é comum acontecer, mas como aconteceu comigo duas vezes seguidas (e com comportamentos diferentes), já deixo a dica para reparar o problema.

Se você fizer o factory reset e ao conectar no Omega, não conseguir mais carregar a página de setup, basta digitar isso na URL:

Como eu sei? Bem, quando tive o problema, comecei a vasculhar o sistema de arquivos em busca de pistas, mas nem foi necessário checar o log do sistema. Fazendo uma listagem em /rom/www, encontrei todas as coisas necessárias.

Instalar Python na Omega
Instalar Python na Omega

Quando for solicitado o reload da página, não esqueça de remover tudo o que estiver adiante do endereço IP, senão você recarregará o setup.

Outra dica em relação a isso – quando chegar na configuração de rede WiFi, não espere pelo scan, digite seu SSID, escolha o protocolo de segurança (provavelmente você está utilizando WPA2), coloque a senha e então conecte-se.

help – e Instalar Python na Omega

Quando não conhecemos os recursos de uma biblioteca em Python, podemos seguir diversos caminhos, dentre eles, uma consulta local à documentação da lib. Se você estiver programando em um computador comum, não terá nenhum problema em utilizar essa função, mas no Omega vocẽ não poderá utilizá-la, porque se instalar o conjunto de pacotes necessários para tal, ficará sem espaço antes que a instalação seja concluída. Eu até tentei e, se houvesse espaço para tal, o caminho seria esse:

“Pode ser” que “talvez” e “se” houver o recurso, utilizar uma expansão do sistema de arquivos resolva. Ou até um link simbólico para um pendrive, mas esse será um teste que farei mais adiante.

Acessar os recursos da Omega com Python

Existe um conjunto de bibliotecas para facilitar a utilização de todos os recusos da board. São eles:

Instalar Python na Omega
Instalar Python na Omega

Basta instalar o recurso que deseja utilizar.

Codificar

No próximo artigo relacionado vamos utilizar os GPIO com Python para interagir com alguns módulos da Onion Omega. E em outro, ainda vamos interagir com o ATmega328P contido na dock dele, é só acompanhar!

Onde comprar

Não é fácil achar esse tesourinho, mas por sorte você encontra tanto a dock Arduino como A Omega nesse link da UsinaInfo, não perca a oportunidade de brincar com uma MIPS!

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!