Banana PiEmbeddedGeralProgramaçãoRaspberry

Fonte para Raspberry Pi

Fonte para Raspberry PiFonte para Raspberry PiFonte para RasFonte para Raspberry Pipberry Pi

Fonte para Raspberry Pi

Fonte para Raspberry Pi

Sabe aquela fonte para Raspberry Pi  ‘xisque’ do tablet, que é 5V@2A, que certamente não pode ter falha? Bem, eu não sei exatamente que palavra usar e também não sei como não utilizar adjetivo pra explicar, mas técnicamente falando, essas fontes são uma merda.

Comprei 2 dessas, uma não tinha corrente suficiente, a outra não tem tensão suficiente. E tenho outras fontes de 5V@1.8 e tralalá. Mas tudo merda, e só descobri por um acaso, porque ao ligar a RPi2 (que demanda mais corrente), percebi que o LED de energia não ficava acesso e só piscava de vez em quando. E deixei assim por meses. Agora por acaso estava pesquisando as opções de consulta de tensão da board e dei de cara com uma informação que abaixo de 4.65V o LED de alimentação apaga – ou seja, a board está subalimentada, correndo risco de danificar a placa porque todo o produto chinês é uma merda, sem excessão. A única fonte que parece prestar e está fácil de adquirir é esta fonte da Atera, que estou recomendando porque o Leonardo Lontra (do Rio de Janeiro) comprou nessa loja aqui do Ipiranga e testou no talo fazendo overclock e tudo. Então pessoal do RPi, não comprem porcarias, atentem-se às fontes para preservar vossas boards.

Agora, quer uma mega master blaster supimpa fonte? Se liga nessa aqui! Comprei e estou satisfeitíssimo! 4.8A 4 portas USB!

Monitorar a tensão





Se sua fonte for suspeita, você pode ver o status do LED de alimentação, que está no GPIO 35. Para isso, basta chamar o comando:

Você pode colocar um script pra rodar no cron, uma vez por minuto, coletando uma serie da amostras durante 5 segundos por exemplo (chame-o de powerMon.sh):

Editando o cron com ‘crontab -e’, adiciona-se a linha:

Não se esqueça de dar permissão de execução para o script:

Se o retorno do LED for OFF, então você já sabe que está com problemas. Invés de mandar para o log, você pode desligar a board. Ou fazê-lo adicionalmente, que é o ideal, mas o importante é preservar seu tesourinho.

Ainda uma dica visual; se aparecer um quadrado parecendo uma bandeira LGBT, é subtensão, logo, sua fonte não está aguentando o consumo. Se for um quadrado vermelho, é superaquecimento. Nesse caso, você poderia também estar monitorando a temperatura, com as dicas do post anterior, simplemente incluindo o comando no script de exemplo desse artigo.v

 

Enfim, a dica é: Não deixe de adquirir uma boa fonte para Raspberry Pi.

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!

Agregador de Links - Loucuras da Net

3 comments

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: