Na data de 13 de Outubro (quinta-feira), houve um trágico acidente no Rio de Janeiro causado pela explosão de gás butano em cilindros, utilizado em uma lanchonete que funcionava irregularmente no térreo de um edifício. A fatalidade nesse caso se deu pelo descompromisso com a honra, vida e patrimônio alheio; mas isso poderia ter ocorrido em um ambiente regular. E nesse caso, um sensor de gases inflamáveis poderia evitar o pior.
Nesse exemplo utilizaremos o sensor MQ4 (de um modo pouco ortodóxo para exemplificar) controlando um LED como alarme. Isso poderia ser uma sirene ou uma lâmpada (ambos externos ao ambiente, logicamente).
Nesse link está o datasheet, e nesse outro o modo correto de ligá-lo.
Nesse exemplo sua ligação foi feita ligando apenas 3 pinos de um dos lados, sendo da esquerda para direita:
– ground
– pino analogico 0
– 5v
Em um teste sobre meu balcão, o valor ficava entre 0 e 20. Apanhei um pouco de gás na cozinha (crianças, não façam isso em casa) em uma sacola de mercado e a apertei sobre o sensor; passou de 100. Então, considerei uma margem até 30 como Ok. Depois na hora de gravar o teste, fui até a cozinha, liguei o sensor sobre o fogão e para minha surpresa, passou dos 200! Devo ter algum vazamento, pois sinto um sutil cheiro de gás. Enfim como nada ainda havia explodido, tive que intensificar o teste, que será visto no video.
O esquema ficou dessa maneira (mais uma vez não tinha o desenho do sensor, então peguei qualquer coisa de 3 pernas para exemplificar – e tome-lhe gambiarra):
O código é bem simples. Ficou dessa maneira:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 |
int sensorValue; int pinLed = 3; void setup() { Serial.begin(9600); } void loop() { sensorValue = analogRead(0); Serial.println(sensorValue, DEC); if (sensorValue > 30 && sensorValue < 40){ analogWrite(pinLed,40); } else if (sensorValue >40){ analogWrite(pinLed,255); } else { analogWrite(pinLed,0); } delay(100); } |
Por fim, um video demonstrando como preparar a casa para uma explosão (e comprovando o funcionamento do sensor – crianças, não façam isso em casa):
E o mais interessante; preparar um sensor com Arduino, placa corroida em casa, sai por menos de R$100,00.
Vou deixar aqui uma proposta; se alguma empresa estiver interessada em patrocinar projetos com Arduino, entre em contato por mail ou deixando um recado aqui. Vocẽ apenas me fornecerá o material e eu montarei o projeto do começo ao fim, depois publico e recomendo a compra do kit com você (e o material do projeto fica pra mim, nada mais).
Aguardo enxurradas de contatos!
Detectando Vazamento de Gás – Um nariz eletrônico | Zeletron
[…] quiser ler um post muito mais completo que o meu visite: http://suhanko.com/2011/10/14/eletronica-digital-com-arduino-sensor-de-gas-mq4/ e siga no Twitter o Djames […]