Display 128×64 com Arduino utilizando u8g2 lib

Há alguns anos não era tão simples configurar um display em Arduino sem um bocado de código e a leitura do datasheet. Mas os tempos mudam, e sempre para melhor. Com o aprimoramento e entrada de novos programadores na área de embarcados, acabamos absorvendo novos recursos, como por exemplo, a u8g2 ou u8glib. Veja só que interessante, uma biblioteca que tende a abstrair a camada de comunicação entre o display e a microcontroladora de forma que você apenas precisa definir alguns parâmetros e começar a utilizar. Veremos nesse artigo como fazer uma configuração básica do display 128×64 com Arduino e imprimir alguns exemplos na tela para, posteriormente, fazermos algumas brincadeiras mais avançadas com esse display em outra plataforma.

Display 128×64 com Arduino Leonardo





A melhor plataforma para resultados rápidos hoje em dia é sem dúvida o Arduino. Tem biblioteca pra tudo praticamente, coisa que o torna bastante flexível para brincadeiras e projetos rápidos. Por isso estou iniciando a série de artigos com esse display pelo Arduino Leonardo.

O Arduino Leonardo não é tão popular e não consigo imaginar qual a razão disso. Ele possui 2 seriais, sendo uma delas a serial que vai para a USB e a outra, a serial dos pinos 0 e 1. Isso é ótimo para flexibilizar a comunicação entre duas MCUs via serial com direito a debug pela USB. Mas não espero convencê-lo a ter um Arduino Leonardo, apesar de eu gostar dele mais do que de um Arduino UNO. Em relação ao pinout, não há com o que se preocupar, uma vez que ele é basicamente o mesmo que o Arduino UNO, com excessão do I2C. No Arduino Leonardo o I2C está disposto ao final dos GPIO digital, um pouco acima do pino 13.

Wiring

display 128x64 com Arduino | wiring
display 128×64 com Arduino | wiring

Instalar a biblioteca u8g2 e U8glib

Essas bibliotecas estão disponíveis pelo próprio gerenciador de bibliotecas da  IDE do Arduino. Vá  ao  menu  Sketch > Include Library > Manage Libraries e procure por u8g. Entre as opções, as supracitadas estarão contidas. Se desejar, já instale as relacionadas à criação de menus. Após instaladas, estarão disponíveis para uso de imediato.

Como selecionar o display?

Abra um dos exemplos para pegar as referências. Os exemplos estão disponíveis em File > Examples > u8glib . Logo pelo começo do artigo você verá montes de linhas comentadas. entre elas, você deve escolher o seu display e descomentá-la. Se tiver dúvidas, acesse esse link com a descrição  dos modelos em tabelas, desse modo não restará dúvidas.

Quais os recursos oferecidos pela biblioteca u8glib?

Essa biblioteca tem uma quantidade considerável de recursos, não vou descrevê-las todas aqui. Invés disso, deixo o link de referências da biblioteca, que você encontra através desse link. O manual de referências está em inglês, mas tudo o que você precisa atentar-se é ao exemplo do método, que é bastante simples.

Exemplo de uso

Estou disponibilizando um exemplo bem básico para demonstrar a utilização de alguns dos recursos e demonstrar como inicializar o display. Do jeito que está, ele desloca as formas primitivas da imagem de destaque desse artigo, da esquerda para a direita.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (146 votes, average: 4,60 out of 5)

Loading...

 

Outros artigos relacionados a display

Aproveito para deixar algumas sugestões de artigos relacionados a outros displays:

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.