esp8266GeralIoTProgramação

Controle de temperatura para fases de maturação da cerveja com ESP8266

Esse artigo não é exatamente novo, estou apenas anunciando a primeira versão 100% funcional do controle de temperatura para fermentação, maturação e priming utilizando ESP8266. Como estou envolvido em diversos projetos, acabei escrevendo bem menos artigos nessas últimas semanas, mas agora tentarei aumentar o número de artigos nos próximos dias.

Se você acompanhou os artigos anteriores relacionados, deve saber bem de que se trata. Senão, leia um resumo no próximo tópico.

Controle das fases da cerveja

A cerveja artesanal passa por diversos processos até que enfim, o resultado da produção vai para a fermentação. Esse resultado é chamado de “mosto”, justamente o liquido que se tornará a cerveja. Mas durante os primeiros 7 dias a cerveja precisa ser mantida em uma temperatura amena, entre 20 e 24 graus, dependendo do tipo produzido. É complicado fazer esse controle diretamente na geladeira, mas utilizando um controlador externo para acionar relés conforme chega a temperatura, fica muito simples.

Após a primeira semana (fermentação), por mais duas semanas a cerveja deve ficar próximo a 0 graus, que é a fase de maturação. Nesse momento, um novo limite deve ser aplicado para atingir esse novo nível de temperatura. A única coisa que muda aqui é o limite, certo?

Na última fase (após o envase), a cerveja deve mais uma vez permanecer em temperatura amena para uma refermentação, nesse momento, chamado “priming”. Aí entram as variáveis.

Bater relé é fácil

Para acionar um relé você precisa algumas poucas linhas de código em qualquer CPU/MCU. O problema está em eventos periféricos, como por exemplo, uma falta de energia. Nesse caso devemos considerar que o controlador precisa ter uma memória para saber qual era a programação atual em execução.

Reajuste dos limites de temperatura

E não basta a possibilidade de escolher entre as programações. Os limítrofes podem variar conforme o estilo da cerveja, ou conforme os ésteres que se deseje extrair da levedura, como no caso de uma cerveja do tipo Weiss, onde o destaque se dá pelo toque suave de banana madura e especiarias como cravo e canela, tudo extraído da levedura. E para fazer esses ajustes, também foi adicionado o recurso via MQTT.

Código fonte

Por conta destes detalhes e outros mais, o código não ficou nada modesto, chegando a 637 linhas de C++ utilizando o framework Sming para o ESP8266. Claro que esse tanto de linhas inclui também a documentação inline para posterior extração utilizando o Doxygen.




O código pode ser baixado no projeto criado no git para o parceiro Ye Vesta Home Brewing (basta clicar no link).

Documentação

A documentação está no diretório html que você baixa junto com o programa quando clona o repositório, mas também pode ser vista aqui no site através desse link.

Sobre o ElectroDragon

O ESP8266 utilizado para esse projeto contém 2 relés nativos e é um produto final. Ele se chama ElectroDragon e pode se adquirido através desse link. Aproveite porque o preço está tão baixo que não dá pra pensar que outro produto de prateleira custaria tão pouco!

Sobre o Ye Vesta

O Ye Vesta Home Brewing é um brew shop que vende insumos e material para produção de cerveja em casa. Se ainda não conhece, dê uma conferida. A loja física fica em São Paulo – capital, no bairro de Moema (planalto paulista).

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do bit Ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Projetos Arduino e Eletrônica – https://www.facebook.com/groups/projetosarduinoeletronica/

ESP8266 BR – https://www.facebook.com/groups/ESP8266BR/

Próximo post a caminho!