Linux

Controlar buzzer com Arduino – Parte 1

Demorei pra iniciar posts a respeito do buzzer porque estava sem um, então passei na Sta Efigênia e comprei alguns de 3v bem baratinhos e agora vamos ver como controlar buzzer com Arduino.

Buzzer

Como controlar buzzer com Arduino

O buzzer vem como nessa imagem, com um selo em sua superfície com o sinal “+” na direção do pino positivo, que normalmente é o pino mais comprido. A sua utilização no arduíno é muito, muito simples. Mas nós não queremos simplesmente emitir um som, certo? Com o buzzer podemos gerar frequências e tempos diversos, então podemos tocar notas, gerando assim música.
Além disso, vamos criar uma sirene, utilizando uma senóide para gerar as ondas.

Controlar buzzer com Arduino
Controlar buzzer com Arduino

Para ter uma idéia do quão simples é tocar um som em Arduino, veja essa imagem:

Na imagem, o pino 4 digital está sendo utilizado para saída da frequência. Então na parte de programação definiremos o pino digital 4 como saída. Todas as pré-definições devem ser feitas na parte do código de setup:

 

E por fim, tocamos o som com a função tone do Arduíno. Sua forma básica é:
tone(PINO,FREQUÊNCIA,DURAÇÃOms);

Simples assim, está feito o play do buzzer.

Dá pra tocar o buzzer 5V direto sem utilizar resistor, mas é melhor sempre colocar um resistor, por mais baixo que seja sua resistência. Já no buzzer 3V, um divisor de tensão pode ser uma boa pedida. Se possível, prefira fazer a alimentação com uma fonte externa para tudo o que for conectado ao Arduino, mas o buzzer não será um problema de forma alguma, lembrando que cada pino do Arduino oferece até 40mA.

No próximo post aumentaremos a complexidade com geração de frequências através de um potenciômetro de slide. Além da geração do som, simultaneamente controlaremos a intensidade de luz em um led de alto brilho. E além disso, o som só será iniciado após apertar um botão na protoboard.

Post sugerido: Sirene com Arduino

O modelo já está pronto, testado e fotografado. Até já!

2 comments
  1. Eletrônica digital com Arduino – Acendendo lâmpada pelo note | Djames Suhanko – Linux e Programação

    […] void loop() {   freq = analogRead(0);   temp = (5.0 * freq *100.0) / 1024.0;   Serial.print(temp);   Serial.print("n");   if (temp > 27.5){     analogWrite(6,255);     delay(2000);   }   else{     analogWrite(6,0);   }   delay(1000); } Ok, não tem código pro buzzer. Parece rápido, mas há dias estou detalhando, experimentando, reescrevendo. Então, vou deixar o buzzer por sua conta. Se quiser um apoio, você pode partir desse outro post. […]

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: