Manual

do

Maker

.

com

Projeto de console arcade grátis com tema do MK11

Projeto de console arcade grátis com tema do MK11

Enfim, terminei! Ou quase; ainda faltam os LEDs atrás do dragão, atrás do "MK" aparente, atrás do "MK" oculto e atrás do "START" e "SELECT" ocultos. Mas preciso experimentar antes de seguir, foram longos dias desde o projeto à montagem e a resina levou 12 horas dividido em 3 camadas - e poderia ficar melhor, mas agora é com vocês, já que estou disponibilizando o projeto de console arcade grátis! For Free! De grátis! Na faixa! E a arte para o adesivo também, claro.

Projeto do console

O projeto foi feito em QCAD, que gera o dxf para corte a laser. Algumas regras são necessárias para fazer o desenho, mas eu fiz uns vídeos tutorial que você encontra em nosso canal DobitaobyteBrasil no Youtube. Se quiser entrar no mundo de CAD para corte laser, é um bom material introdutório.

O corte é em MDF 3mm. Como é comum, algum erro pode ocorrer no desenho. No caso, eu errei por 3mm na junção vertical com horizontal das laterais, mas já está corrigido no projeto.

Kit console arcade

Já escrevi sobre o kit eletrônico nesse outro artigo.  Se estiver pretendendo montar o seu, obviamente vou recomendar o Baú da Eletrônica, que propiciou os artigos relacionados a esse console que pude projetar e oferecer a vocês. Adquirir com nosso parceiro é uma maneira muito gentil de agradecê-los.

Por que é para apenas um usuário?

Bem, eu tenho uma ideia um pouco diferente do que o pessoal por aí.

Um controle duplo obriga os usuários a se posicionarem lado a lado e nem sempre isso pode ser confortável ou agradável. Além do mais, é comum que o Raspberry esteja embutido nesses console arcade. Acho uma péssima ideia.

Estando com o Raspberry dentro do console arcade, a limitação de distância da TV ou monitor fica por conta do cabo HDMI. O cabo HDMI é mais rígido que um cabo USB, daí acaba sendo um requisito estar com o console parado em um lugar.

Com o console arcade independente, o cabo USB é o limitante até o Raspberry e esse por sua vez terá o HDMI conectado a ele. Logo, é possível jogar sentado no sofá, travando todo o tráfego na sala enquanto você e seus amigos se divertem com conforto.

Iluminação

Eu vou deixar os detalhes para o próximo artigo relacionado, mas adianto que o visual ficará incrível - e antes que pergunte como sei - eu testei.

Ainda preciso decidir o que utilizar para fazer o efeito de fade (sim, será com PWM), não quero colocar uma MCU grande, mas serão ao menos 5 LEDs. A alimentação será tirada do próprio cabo USB, que no Raspberry (3 em diante) fornece até 1.2A de corrente. Me parece que a melhor opção é utilizar LEDs endereçáveis, mas a luz precisa ser razoavelmente difusa, por isso não quis fazer agora, senão passarei mais um dia pelo menos sem escrever sobre essa belezinha. Por fim, o consumo dos LEDs não deve passar de 150mA, então, qualquer USB dá conta do conjunto, ainda que você venha a utilizá-lo no computador convencional.

Quando fizer o esquema eletrônico escreverei o tutorial para que possa ser reproduzido facilmente.

Onde comprar Raspberry Pi?

Temos algumas opções; uma delas é na CurtoCircuito, que tem a RPi 3 B.

Na Saravati, a RPi 3B+.

Na MASUGUX, a RPi 4B. Mas a imagem de sistema mandatoriamente deve ser  o Raspbian Buster.

Acabamento do console arcade

O acabamento não ficou 100% porque tive preguiça de isolar todos os pontos para não vazar resina, mas se der vontade eu continuo. A resina epoxy utilizada é a mesma do "porcelanato líquido". Ela permite múltiplas camadas sem deixar marca e mesmo se riscar, uma nova camada corrige o problema.

Se ficar engordurado, pode ser limpo com detergente ou álcool. O acrílico não tolera álcool, trinca e fica fosco. O dragão está com uma camada de 6mm de resina, mas mal aparece de tão transparente que é a resina.

Ainda falta também pintar as laterais, mas a preguiça está digladiando comigo, não resisto mais.

Sistema com jogos para Raspberry Pi

Já discorri a respeito da questão de pirataria e não-pirataria relacionado a emuladores, como você pode ver nesse artigo. Fique tranquilo quanto a isso e minha sugestão é a imagem da Brevit, que vem com mais de 12 mil jogos e tem proporcionado muita diversão aqui em casa. Bem, pelo menos até meu HD ter pifado. Aliás, se alguém quiser doar um HD para eu reinstalar o sistema e usar esse meu console arcade no Raspberry outra vez, entre em contato, hum?

A propósito, a partir do Raspberry Pi 3B+ o suporte a boot pelo HD é nativo, por isso você pode evitar problemas com cartão SD substituindo-o por um HD. O meu era velho já infelizmente, e deixou minha filha (e eu) a ver navios.

Download do projeto de console arcade grátis!

"Grátis" soa bem quando pronunciado. Soletrado também: G-R-A-T-I-S. Pegue o arquivo compactado com o projeto e com a arte de fundo nesse link.

Onde cortar projetos a laser?

Bem, se tudo der certo, em breve poderá cortar comigo mesmo. Enquanto isso estou sem referência, mas a AFEletronica vai vender o projeto cortado provavelmente a partir da próxima semana. Assim, no próximo artigo relacionado já coloco o link.

Enfim, o projeto de console arcade grátis não inclui material, ok?

Faça sem medo

O objetivo de ser maker é se divertir. Não importa beleza, não importa se tem falhas, nada. Esse projeto começou em uma caixa de papelão:

brevit-arcade-300x122.webp

E agora está em um case projetado por mim. A satisfação é impar! Experimente, faça, pinte invés de usar adesivo, envernize, revista. No mínimo, você vai se divertir também!

 

 

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.