Manual

do

Maker

.

com

Laboratório Maker 15 - Boroscópio

Laboratório Maker 15 - Boroscópio

Laboratório Maker 15 - Boroscópio

Tem lugares que a lupa não alcança. Sei que parece com algo que disse também no primeiro parágrafo do Laboratório Maker 14, mas dessa vez não estou me referindo ao tamanho, e sim à profundidade do objeto a ser observado.

O Boroscópio

Esse é um boroscópio industrial de baixo custo, o que o torna atraente para makers também. Mas dessa vez não adquiri a ferramenta por ser útil para makers, mas porque fiz um curso e me tornei armeiro - isso é, agora dou manutenção em airguns - especialmente em meu acervo. Mas falaremos disso em outros artigos, quando for mais propício. - A imagem no boroscópio é das raias do cano da carabina que está por trás, para referência.

Esse boroscópio tem algumas características especiais que me fizeram escolhê-lo. Primeiramente, adquiri o boroscópio USB, ótimo para computadores, mas de negativo fica a dependência de um computador "ou" da sorte em fazê-lo funcionar no smartphone. Mas não só; o diâmetro da câmera é de 7mm. Eu o comprei para analisar a qualidade interna do cano da minha carabina Bullpup 9mm. Assim sendo, só seria possível utilizá-lo nessa carabina ou em uma carabina 7.62. Todos os calibres abaixo ficaram de fora. Por essa razão comprei esse novo boroscópio com display, bateria interna recarregável que dura até 3 horas, ajuste de contraste, gravação e câmera de apenas 3.9mm, o que me permite analisar o cano de armas com calibre 4.5mm, 5.5mm, 6.0mm, 6.35mm, 7.62 e 9mm. Mas usei também para analisar um circuito que estava montado em um caixa, a qual não queria ter que desmontar.

O boroscópio pode ser bastante útil para tarefas simples, como analisar o-rings sem ter que desmontar toda uma parte de maquinário em uma indústria; ou em uma arma. Ele também acompanha acessórios, como espelho 45, para ver as paredes internas, pinça para limpeza, imã para pegar uma peça metálica perdida (como um parafuso, por exemplo) etc.

Seu uso já pode ser visto em meu novo canal focado em tiro esportivo com airgun. Então, se quiser participar do que vem por aí com armas de tiro esportivo, de airsoft, de paintball e caça, além de projetos inovadores na área (para makers), inscreva-se no canal @sniper_miope. Os projetos serão detalhados no canal @dobitaobyte, mas o uso será demonstrado no canal esportivo. E, acredite, tem projetos que você não saberia dizer o que é pelo nome.

Aguardo vocês!

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.