Manual

do

Maker

.

com

Kit de desenvolvimento ESP32-S3-BOX-3

Kit de desenvolvimento ESP32-S3-BOX-3

O mundo moderno é fantástico! Pensar que há 200 anos o mundo era iluminado à luz de velas e hoje temos uma vastidão de inovações tão grande que os acrônimos quase de misturam. É o caso do IoT (Internet of Things) que tanto se assemelha à AIoT (Artificial Intelligence of Things). E é preciso um olhar técnico e "semi-filosófico" para determinar a diferença. Nesse artigo apresento o ESP32-S3-BOX-3 da Espressif!

Kit de desenvolvimento

Lançado em 25 de Agosto de 2023, esse é o kit de desenvolvimento mais insano que você verá no momento!

O ESP32-S3-BOX-3 conta com todos os recursos nativos da MCU ESP32-S3, fazendo excelente uso da capacidade de aceleração com IA. Possui 512KB de SRAM, 16MB de Quad flash e 16MB de Octal PSRAM. E ainda estamos só em volta do núcleo!

Reconhecimento de fala

O ESP32-S3-BOX-3 tem seu próprio framework de speech recognition, o ESP-SR, que oferece um assistente de voz offline. Cara, olha que insanidade! o Echo Dot não funciona sem conectividade, mas o ESP32-S3-BOX-3 estará sempre ali, com ou sem Internet!

Além da interação por voz (você ouve também, claro), o framework oferece reconhecimento contínuo. No meu primeiro teste já fiquei impressionado. Você pode dar um comando de voz e ainda durante um intervalo de tempo ele estará escutando, mesmo após ter executado o primeiro comando. Isso significa que uma sequência de comandos pode ser executada!

O recurso está apto a reconhecer mais de 200 comandos customizáveis e pode ser transformado e um chatbot de IA online. Na demonstração da Espressif ele está se comunicando com o chatGPT. Coisa de filme! - E que você pode ter aí na sua casa, pois os códigos de exemplo estão disponíveis no repositório oficial do projeto.

Todos os recursos vem habilitados, mas é necessário fazer o setup inicial, instalar o app no smartphone para fazer a conexão de rede e colocá-lo em sua rede WiFi. Feito o setup inicial, diga "Hi E.S.P" para ativar o assistente de voz.

Recursos do ESP32-S3-BOX-3

A começar pelo "computador central", temos esse espetáculo de hardware, com tela de toque capacitiva de 2,4 polegadas, 2 microfones, LEDs, botões, slot de expansão PCIe, USB-C serial/JTAG, LEDs de status e mute para o microfone. Essa é só "uma" das partes desse kit!

box3-1.png

Docks do ESP32-S3-BOX-3

O kit acompanha 4 diferentes tipos de docks, para utilizar conforme o propósito.

docks.png

Home Assistant - melhor que Alexa? (SENSOR)

Quer apenas um dispositivo elegante e funcional para usar em sua casa como home assistant? Sem problemas; a dock com suporte à bateria li-ion 18650 tem também receptor e emissor IR, que pode registrar os comandos do seu controle infra-vermelho, seja TV, ar-condicionado ou outro dispositivo. Também tem um radar, que percebe a presença e ativa o display. Nessa mesma dock tem uma entrada para micro SD e uma entrada USB-C que alimenta o dispositivo e também carrega a bateria.

HMI - Melhor que Nextion? (DOCK)

A segunda dock expõe 16 GPIOs programáveis, uma interface USB host e entrada de alimentação. Com isso, podemos fazer controles atuadores para destrancar portas, atender interfones, acionar sistemas elétricos através de relés e uma vasta gama de interações físicas, limitadas à sua imaginação!

Prototipagem - Melhor que placas genéricas? (BREAD)

Precisa montar um circuito mais elaborado e quer uma interação visual mais próxima do que a DOCK? Bem, eis aí a BREAD, com o slot PCIe para comportar o "computador central" e expor os 16 GPIOs programáveis em duas fileiras, para que seja "espetado" à protoboard.

Adaptador de conexão horizontal (BRACKET)

Descrito como integrador rápido para dispositivos não inteligentes, essa dock expõe as saídas para trás do display. Parece excelente para embutir. Já pensei até em espelho cego.

Espressif Matter

Como membro do Connectivity Standards Alliance, a Espressif é contribuidora ativa do desenvolvimento do protocolo Matter. Só isso já é assunto para vários artigos!

matter.png

Nesse link específico do Matter tem um vídeo de uma apresentação, vale conferir.

Recursos para início rápido

Com a quantidade de recursos oferecidas, não é exatamente "trivial" o desenvolvimento com qualidade, contemplando os recursos e conceitos da arquitetura. De qualquer modo, há uma grande estrutura inicial de documentação, exemplos e recursos de desenvolvimento. O repositório do BOX já foi citado mais acima.

A interface pode ser feita no que desejar, mas a que está implementada foi feita com LVGL e desenhada com o SquareLine Studio. Poderia ser feita com LVGL "sem" o SquareLIne, se desejado.

Outro recurso é o ESP RainMaker, para criar uma nuvem privada no modelo Pay-As-You-Go, mas particularmente não me atraio por esses geradores de custos.

Como não faltam serviços de SaaS (software as a service), tem também o ESP Insights para monitoramento e debug remoto.

Para uma integração simplificada, tem o IDF Component Manager, com descrição e exemplo.

Framework de desenvolvimento

Além do nativo ESP-IDF plataformas como Arduino, PlatformIO e CircuitPython são suportadas, dando maior flexibilidade e liberdade na escolha do ambiente de desenvolvimento. Abaixo está um kibe... digo, uma imagem das aplicações sugeridas. Mas pensando um pouco mais, dá pra ir muito além!

application.png

Nos próximos artigos relacionados veremos mais sobre desenvolvimento e recursos. O vídeo estará disponível em nosso canal no youtube, se inscreva para não perder nada!

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.