Manual

do

Maker

.

com

Gravadores para ESP01, ESP8266 e ESP32

Gravadores para ESP01, ESP8266 e ESP32

Tenho diferentes visões positivas sobre esses gravadores para ESP01 e superiores, e suas características. Vou seguir a ordem do título para citar cada um deles.

Gravadores para ESP01

Já mostrei uma gambi... digo, solução técnica paliativa para ter um gravador em modo de gravação, que era soldando um jump entre o VCC e EN. De fato, a placa desse artigo (Como fazer um repetidor WiFi com ESP8266) foi feita apenas para conectar o ESP01, não para gravá-lo. Mas enfim, alguém teve a boa ideia de fazer uma dessas placas expondo os pinos na borda, o que é, além de prático, uma solução definitiva para não precisar ficar tirando e colocando a placa de volta. Isso porque ela tem um botão de reset na lateral, permitindo o boot para modo de gravação (colocando VCC em EN via jumper) e o reset para trocar de modo. Com um pouquinho mais de capricho, seria possível ter um botão para o modo de gravação, mas essa placa já soluciona todos os problemas!

A placa, que já vem com um ESP01, pode ser adquirida na Saravati. Se quiser link direto, clique aqui, mas volte pra cá.

A outra vantagem em usar essa placa é que bastará adquirir os ESP01 à parte e o custo vai lá embaixo, permitindo que se tenha diferentes projetos em diferentes MCUs sem precisar comprar uma placa de prototipagem com ESP01 embutido. Com 2 gravadores usando 2 portas USB, seu desenvolvimento fica limpo, sem cabos e os testes de comunicação fluirão até dentro de um avião, já que não haverá cabos pendurados.

Gravador para ESP8266

Já o gravador para ESP8266 pra mim foi uma tremenda surpresa, pois não imaginava que existia. Do mesmo modo que o ESP01, a MCU é encaixada, utilizando o formato "castellated" da placa. Mais uma vez, uma vantagem é o custo de desenvolvimento, uma vez que apenas a MCU é necessária. Os GPIOs são expostos em barras de pinos, devidamente identificados.

Outra vantagem que vejo é em relação à gravação para MCUs de produtos. Gravando-os em série antes de soldar na placa final, facilita bastante o trabalho de ficar encaixando e desencaixando placas do cabo USB. Prático! E também da Saravati, siga o link acima e busque na loja. A propósito, a Saravati tem uma loja física (que eu chamaria de "shopping da eletrônica digital") que fica em São Paulo, na Santa Efigênia, na Rua Vitória número 39. No vídeo mostro um pouco de uma filmagem feita por uma funcionária. Tem de tudo pra IoT e home automation, como o Echo Dot 4o geração, sonoff, LoRa e muito mais.

Gravador para ESP32

Esse gravador é igual ao gravador do ESP8266, exceto, claro, que é para ESP32. Quebra um galhão para quem está aprendendo também. Por exemplo, podemos ter um ESP32 com MicroPython, para que interajamos por terminal, subindo nossos programas através da IDE Thonny. Enquanto isso, podemos ter outro ESP32 para programar usando o ESP-IDF, outro para programar usando a API do Arduino, ou simplesmente podemos estar desenvolvendo projetos paralelos sem focar em apenas 1; sem precisar desconectar o cabo USB pra trocar de placa.

Vídeo

Um vídeo de uso estará disponível em breve no canal DobitaobyteBrasil no youtube mostrando esses gravadores para ESP01 e família. Depois, durante aplicações, mas nenhum desses gravadores tem "segredo" para usar, pode ir pegando os seus gravadores na Saravati!

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.