Manual

do

Maker

.

com

EasyMaker Animation Studio

EasyMaker Animation Studio

Anteriormente, criei um programa para converter imagem em código, para displays monocromáticos, grayscale (como os e-ink) e RGB. Além disso, o programa também oferece uma interface para esteganografia; tudo "for free" - é o EasyMaker Image Suite. Hoje apresento previamente ao lançamento, o EasyMaker Animation Studio! Um software que desenvolvi a partir de uma ideia que tive quando o Guilherme perguntou no youtube:

guilherme_gif.jpg

Bem, seja qual for o display, tem que ter a paciência de um monge para colocar uma animação pelos meios precedentes ao EasyMaker-AS (assim serão diferenciados; EasyMaker-AS e EasyMaker-IS). Detalho a seguir.

Como colocar uma animação em um display?

Podemos criar uma sequência de imagens com um programa de edição ou salvar os frames de uma imagem animada, então fazer a conversão da imagem para RGB565, depois converter a imagem para array de bytes. Tédio.

Com o EasyMaker-AS, basta carregar um APNG, WEBP ou GIF animado, selecionar os frames desejados e gerar o código. Tudo no clique! O resultado será:

  • 1 frame da imagem, para validar as dimensões, que você pode ter alterado no EasyMaker-AS.

  • 1 arquivo de header, contendo o array da animação.

  • 1 sketch pronto pra uso, para você usar com sua animação.

Para testar, utilizei o T-Display S3, que você encontra na CurtoCircuito. Pode-se utilizar qualquer outro display e microcontrolador, apenas verifique os includes no sketch.

Vídeo

Ainda não gravei o vídeo mostrando a imagem no display, mas a sensação que tive quando o fiz pela primeira vez é indescritível! Fiz o vídeo mostrando todos os recursos do EasyMaker-AS. Aprecie sem moderação! Ele servirá como referência no primeiro contato com o programa, que já está pronto, mas ainda preciso fazer o instalador, por isso, deverá estar disponível na próxima semana (tenho pouco mais de 1 hora livre por dia).

Artigo número 1000

Pra finalizar, gostaria de citar que esse é o artigo número 1000. Até aqui foram mais de 1.900.000 palavras escritas; mais de 2.500.000 acessos; sem exagero, dezenas de universitários utilizando artigos como referência em TCC, diversas escolas técnicas e alguns cursos online.

O site Manual do Maker foi criado em 28 de Janeiro de 2013, completando 10 anos esse mês.

A todos que teem acompanhado o conteúdo que publico, meus sinceros agradecimentos. O único propósito aqui é compartilhar conhecimento, sendo essa a receita da longevidade e sucesso do site.

Confira o vídeo!

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.