Manual

do

Maker

.

com

Como programar em Python: bpython

Como programar em Python: bpython

Indo diretamente ao assunto, vou descrever em 1 parágrafo a lógica de programação, seguindo por mais alguns parágrafos com o básico da linguagem. Por fim, discorro sobre o bpython e então você deverá clicar no link do vídeo para assistir a primeira interação e se inscrever no canal (ok, se inscrever é opcional, mas me recompensaria).

Lógica de programação

A lógica de programação é a forma de raciocinar para criar um fluxo de processo (ou procedimento). Não vou me aprofundar, mas para que fique claro, imagine o processo de escovar os dentes ao acordar (e lá se vai minha promessa de um parágrafo):

  • Acordei
  • Abri os olhos
  • Levantei
  • Fui ao banheiro
  • Escovei os dentes

Esses são os processos, mas por trás disso existem muitos detalhes. Para programar, esses detalhes são importantes. Vamos expandir o processo "escovar os dentes".

  • Peguei a escova
  • Abri a pasta de dentes; se tiver pasta, coloco um pouco, senão, pego uma nova e repito o processo.
  • Abri a torneira; se tiver água, molho a escova, senão, entro em pânico.
  • Fecho a torneira, inicio a escovação.
  • Abro a torneira.
  • Enxáguo a boca e a escova.
  • Fecho a torneira.
  • Fim.

Repare que abrir a torneira é um processo que se repete, portanto, uma parte de código que pode ser reaproveitada através de uma função (veremos em algum momento).

se / senão / senão se

Escrevemos os recursos da linguagem em inglês. Como no exemplo supracitado vemos o emprego das condicionais, iniciei o tópico da linguagem por ele.

As condicionais if / else / elif são como em qualquer linguagem; elas esperam um retorno para uma condição. Uma condição verdadeira depende da lógica empregada, mas o retorno é sempre 0 ou 1. Mas e seu eu tiver uma lógica assim?

retorno_condicional.webp

Simples; a condicional questiona se length é maior que 10. Verdadeiro é 1, falso é 0. Como a condição era verdadeira, a condição seria então exibir o valor de length.

Quando pensar em lógica condicional, lembre-se de que o retorno deve ser 0 ou 1. nesse caso, deve-se conhecer lógica booleana. No site dicas de programação tem um artigo detalhado sobre o tema. Recomendo a leitura, porque definitivamente não tenho paciência para descrever isso.

Basicamente, temos algumas condições complementadas com operadores lógicos, por exemplo:

if length > 10 and length < 20:
    print(length)

Quando usamos and, a segunda condição também deve ser verdadeira: "se ISSO e ISSO forem verdade". Nesse caso, 1 & 1 = 1.

Mas podemos definir uma condição complementada em que basta atender uma das condições:

if length < 20 or length > 0:
    print(length)

Assim sendo, basta que 1 condição seja atendida: "se ISSO ou ISSO for verdade".

Uma lógica se isso, senão aquilo ficaria assim:

if length > 18:
    print("maior")
else:
    print("menor")

Uma lógica com senão se ficaria assim:

if length > 18:
    print("grande")
elif length > 8:
    print("medio")
else:
    print("pequeno")

Como a primeira condição não foi atendida, sabemos que se for maior que 8 já está igual ou maior que a metade. Se a segunda condição não foi atendida, então é inferior à metade.

bpython

Não importa se está usando Linux, Windows ou Mac. Se seguiu o procedimento do artigo anterior, deve ter instalado o pip em seu sistema. Se não tiver, siga o artigo anterior. No Linux, instale o python3-pip:

sudo apt-get update && sudo apt-get install -y python3-pip

Tendo o pip instalado em qualquer sistema que seja, para instalar o bpython use:

pip3 install bpython
#ou..
sudo apt-get install bpython3

Feita a instalação, execute o programa:

bpython

Se digitar python invés de bpython, abrir-se-á o interpretador convencional. Dá pra fazer muita coisa, mas o bpython é incrível para testes inflow e tem auto completion, expande o uso do recurso etc.

Vídeo

Chegou a hora de ir ao vídeo para ver uns testes usando o bpython, que é a ferramenta que recomendo para ajudar a abrir a mente. Não se esqueça de se inscrever no canal, hum?

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.