Manual

do

Maker

.

com

Como conectar ao Linux do WSL via SSH

Como conectar ao Linux do WSL via SSH

Estou em triste caso em que me tornei dependente do Windows por causa de softwares que utilizo, logo, não quero jogar fora um monte de licenças. Precisei conectar de outro computador ao Linux rodando no WSL (Windows Subsystem Linux) - no caso, um Ubuntu. Vamos ver o processo simples e rápido.

Usando uma lógica "mais ou menos", achei que adicionando uma rota ao gateway do WSL bastaria para chegar ao Linux, mas ledo engano. Então após algumas cabeçadas, encontrei a solução: Port forwarding do Windows.

Resumidamente, tudo o que é necessário fazer é abrir um shell Linux no Windows e iniciar o serviço SSH:

service ssh start

Depois, digite power shell no menu do Windows e execute-o como administrador, clicando com o botão direito do mouse sobre a referência que aparecer no menu.

Quando o terminal do Power Shell se abrir, digite:

 netsh interface portproxy add v4tov4 listenport=22 listenaddress=0.0.0.0 connectport=22 connectaddress=192.168.198.123

Troque o IP que está em connectaddress pelo IP que estiver na interface do seu Linux no WSL. Para pegar o IP, no terminal do Linux no WSL digite:

ifconfig eth0

Depois basta saber o IP de rede local que está no Windows. Você pode usar, por exemplo, o comando cmd no menu do Windows e abrir o terminal padrão. Daí é só digitar:

ipconfig

Preste atenção ao IP que se refira à sua rede local, não o gateway WSL (que se estiver com o mesmo endereçamento que o meu, seria algo como 192.168.192.1).

Tutorial rápido demais, fiquei até sem o que escrever agora. Dá uma olhada nos outros artigos da home, que tal?

Até o próximo artigo!

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.